15/12/2008

Governo dá incentivos para medicamentos nacionais

Redação do Diário da Saúde

Produção nacional de medicamentos

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou, uma portaria que incentivará a produção nacional de medicamentos. Segundo o texto, os laboratórios públicos deverão dar preferência à aquisição dos ingredientes farmacêuticos e ativos necessários à sua linha de produção de empresas que produzam essas matérias primas no país.

A ação ocorreu durante a comemoração dos 90 anos do Serviço de Medicamentos Oficiais do Brasil, em Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz). Estavam presentes na cerimônia a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Paulo Buss, e o diretor de Farmanguinhos, Eduardo Costa.

"Espera-se que a portaria seja mais um instrumento de melhoria na utilização do poder de compra da área da saúde, servindo para estimular o desenvolvimento da indústria nacional, da inovação e o desenvolvimento tecnológico no país", afirmou Temporão.

Laboratórios oficiais

Somente neste ano, de janeiro a julho, das 2,3 bilhões de unidades de medicamentos demandadas pelo Ministério da Saúde, 31% (713 milhões de unidades) correspondem à produção pelos laboratórios oficiais. O poder público responde por 25% do mercado nacional de medicamentos, sendo o orçamento do Ministério da Saúde para o setor de R$ 5,2 bilhões.

"A saúde é uma área estratégica sob o ponto de vista da segurança sanitária do país e da capacidade do Brasil de fazer frente a suas obrigações sociais, garantindo saúde à população brasileira", afirmou Dilma Roussef.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.