01/08/2012

Novo vírus H3N8 causa gripe das focas

Redação do Diário da Saúde

H3N8

Um novo vírus da gripe - classificado como H3N8 - foi descoberto por cientistas que tentavam descobrir a causa da mortandade de 162 focas nos EUA.

O vírus, derivado da gripe das aves, adaptou-se para infectar mamíferos, mas aparentemente ainda não é capaz de atingir os humanos.

A maioria das focas mortas eram filhotes com até seis meses de idade, diagnosticadas com pneumonia. Elas morreram em 2011 na região da Nova Inglaterra (EUA).

Ao decodificar o DNA do H3N8, os cientistas da Universidade de Colúmbia descobriram que se trata de uma mutação de um vírus que circula entre aves aquáticas da América do Norte desde 2002.

Gripe das focas

As análises indicam que as mutações aumentaram a virulência do H3N8, que passou apresentar sintomas mais severos do que uma gripe comum.

O temor dos cientistas é que as focas, e eventualmente outros animais selvagens, possam estar servindo como elo de ligação para que os vírus que atingem as aves cheguem aos humanos.

Isso aconteceu recentemente com os porcos, dando origem à chamada gripe suína, ou gripe A(H1N1).

Mutações induzidas

Nos últimos meses, um estudo sobre uma mutação do vírus da gripe aviária, induzida artificialmente por cientistas em laboratório, causou polêmica.

A própria comunidade científica se mostrou confusa com o experimento, e as revistas científicas Science e Nature inicialmente se recusaram a publicar os artigos.

O principal temor era que esses vírus manipulados pudessem "vazar" dos laboratórios e contaminar pessoas, intencionalmente ou não.

Depois de um longo debate, que envolveu a Organização Mundial da Saúde, os estudos foram finalmente publicados em Maio deste ano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.