02/08/2010

Bebês nascidos em hospitais Amigos da Criança mamam por mais tempo

Paula Laboissière - Agência Brasil

Amigos da Criança

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que os bebês nascidos em hospitais credenciados como Amigos da Criança mamam por um período maior do que as crianças nascidas em outras maternidades.

Atualmente, 335 instituições brasileiras têm o título, conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A diferença de seis pontos percentuais pode parecer pouco, mas representa cerca de 190 mil crianças beneficiadas a cada ano com a prática da amamentação a longo prazo. Além de promover a interação entre mãe e filho, a amamentação diminui a mortalidade no período neonatal.

Semana Mundial da Amamentação

Os resultados da pesquisa foram divulgados em meio à Semana Mundial da Amamentação, que segue até o próximo sábado (7). De acordo com o levantamento, o índice de bebês que mamaram na primeira hora de vida foi de 71,9% nos hospitais Amigos da Criança, enquanto nas demais maternidades a taxa foi de 65,6%.

Os dados mostram ainda que 50% dos bebês com até seis meses nascidos em hospitais Amigos da Criança foram alimentados somente com leite materno. Nas outras maternidades, o índice foi de 46%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é considerado um alimento completo, que age como uma espécie de vacina natural, ao proteger o bebê de diferentes doenças. A amamentação também melhora a saúde da mãe, ao reduzir o risco de diabetes e de câncer de mama e ovário.

Amamentação até os dois anos

Os especialistas recomendam que a alimentação nos primeiros 6 meses de vida seja constituída exclusivamente de leite materno. Depois desse período, devem ser incluídos na dieta alimentos complementares como frutas, legumes, cereais e carnes. Ainda assim, a amamentação deve ser mantida até os 2 anos de idade ou mais.

A pesquisa ouviu pais ou responsáveis de mais de 120 mil crianças menores de 1 ano de 254 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. As instituições credenciadas com o título Hospital Amigo da Criança precisam cumprir os chamados Dez Passos Para o Sucesso da Amamentação.

Dez Passos Para o Sucesso da Amamentação

  1. Ter uma política de aleitamento materno escrita e que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
  2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar a política de aleitamento materno.
  3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
  4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.
  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo no caso de serem separadas dos filhos.
  6. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno - a não ser que haja indicação médica.
  7. Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas.
  8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
  9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
  10. Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos após a alta da maternidade.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.