05/04/2009

Hospital Mário Gatti recebe equipamento de braquiterapia

Laura Gonçalves

Equipamentos para tratamento do câncer

O Centro de Atenção Integral em Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), de Campinas (SP), recebeu nesta semana um equipamento de braquiterapia, que será utilizado no tratamento de câncer.

Além disso, o HMMG irá receber, até junho deste ano, um Acelerador Linear e um Sistema de Planejamento Tridimensional, que também serão doados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Braquiterapia

A braquiterapia é um tipo de tratamento utilizado em radioterapia na qual a fonte de irradiação é colocada próxima à superfície corporal ou dentro de uma cavidade do corpo. Inicialmente, a braquiterapia será utilizada no HMMG para tumores ginecológicos (útero e endométrio).

"Atualmente, quem precisa deste tratamento tem que procurar a Unicamp. Com esta aquisição, vamos adequar nossos espaços para a chegada de todos os aparelhos do Inca e, até o final do ano, o HMMG também atenderá a população de Campinas e da região", disse a coordenadora da Oncologia, Joyce Gruenwaldt.

De acordo com a médica, a braquiterapia no Mário Gatti irá desafogar o atendimento da Unicamp e será mais uma opção para pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). "O novo equipamento permitirá atender cerca de sete pacientes por dia", enfatizou Joyce.

"A chegada da braquiterapia representa o começo de um grande passo que a atual gestão toma para o tratamento integral do doente oncológio. Quem ganha é Campinas", enfatizou o presidente do HMMG, Dr. Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.