09/03/2009

Idosos erram no tempo dedicado aos exercícios físicos

Agência Fapesp
Idosos erram no tempo dedicado aos exercícios físicos
Pesquisa indica que 29% dos paulistas com 60 anos ou mais não praticam nenhuma atividade física ou fazem exercícios de maneira irregular. Segundo grupo mais sedentário é o de 30 a 39 anos[Imagem: Fapesp]

Sedentarismo na terceira idade

Os idosos paulistas lideram o ranking dos que menos praticam atividades físicas. É o que aponta estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), responsável pela execução do programa Agita São Paulo.

A pesquisa foi realizada em 2008 com base em 2,6 mil entrevistas de homens e mulheres na cidade de São Paulo e em outras 13 regiões do Estado.

Das pessoas com 60 anos ou mais ouvidas na pesquisa, 28,9% não atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pelo menos 30 minutos de atividades físicas - que exijam movimento corporal -cinco dias por semana. Esse índice é de 19,4% entre a população em geral.

Erro no tempo e na frequência

Entre os idosos, 8,4% foram considerados totalmente sedentários. Outros 10,3% foram classificados como irregularmente ativos totais, ou seja, erram no tempo e número de dias em que fazem alguma atividade física. E 10,2% foram avaliados como irregularmente ativos parciais, ou seja, erram ou na quantidade de dias ou no tempo recomendado para os exercícios.

"A prática de atividades físicas é importante em qualquer idade, auxiliando na circulação e na prevenção de doenças. Alguns idosos, evidentemente, têm dificuldade de locomoção. Mas muitas pessoas com mais de 60 anos são saudáveis e deixam de fazer atividades físicas ao parar de trabalhar, o que é um erro", disse Vítor Matsudo, coordenador do Agita São Paulo.

Problemas entre os jovens

A segunda faixa etária com maior prevalência de sedentarismo ou prática de atividade física insatisfatória é entre os paulistas de 30 a 39 anos, representando 21,2% do total de entrevistados.

Entre as pessoas de 19 a 29 anos esse índice é de 18,3%, praticamente empatado com os 18,2% de pessoas entre 40 e 49 anos. Já entre os adolescentes de 14 a 18 anos o índice de sedentários e irregularmente ativos é de 11,4%.

Mais informações sobre o programa podem ser encontrados no site www.agitasp.org.br.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.