19/05/2010
Ilusão de troca de corpo é criada com realidade virtual
Redação do Diário da Saúde
A sensação de troca de corpo foi aferida tanto de forma subjetiva - por meio de perguntas - quanto de forma objetiva - por meio de medições fisiológicas, como a variação dos batimentos cardíacos em resposta a ameaças sentidas pelo corpo virtual.[Imagem: Slater et al; PLoS ONE]
Membro ilusório
Alterando a associação entre um toque e o seu correlato visual, é possível gerar uma percepção ilusória de um membro falso, como se aquela mão ou aquele braço fictícios fossem partes do nosso próprio corpo.
Assim, quando vemos um toque sendo aplicado a uma mão de borracha situada numa posição que poderia normalmente corresponder à nossa, enquanto nossa mão real permanece escondida, gera-se uma ilusão perfeita de que aquela mão de borracha é a nossa.
A ilusão também já foi demonstrada através da correlação visuo-motora entre os movimentos da mão real escondida e da mão falsa que está sendo vista.
Experiências fora do corpo
Esse tipo de experimento criou as chamadas "experiências fora do corpo" simuladas e já gerou inúmeras variações de ilusões de substituição de membros.
Entretanto, esses estudos até hoje só manipulavam um único fator, e embora usassem uma espécie de realidade virtual, eles nunca exploraram todo o poder da realidade virtual imersiva para produzir transformações radicais - a chamada "troca de corpo".
Troca de corpo
Agora, cientistas espanhóis e suíços, trabalhando conjuntamente, demonstraram pela primeira vez uma perspectiva de primeira pessoa de um corpo virtual que parece substituir inteiramente o próprio corpo do participante.
Mel Salter e seus colegas da Universidade de Barcelona afirmam ter gerado uma ilusão completa de transferência de corpo, no qual a participante sente o corpo da mulher virtual do ambiente de realidade virtual imersiva como se fosse o seu próprio.
A sensação de troca de corpo foi aferida tanto de forma subjetiva - por meio de perguntas - quanto de forma objetiva - por meio de medições fisiológicas, como a variação dos batimentos cardíacos em resposta a ameaças sentidas pelo corpo virtual.
Síndrome do avatar
Este resultado contesta conclusões de estudos experimentais anteriores, que postulavam que o fator crítico que contribui para as ilusões de propriedade dos membros é a sincronia visuo-tátil.
Os resultados parecem dar suporte à teoria de que mecanismos perceptuais básicos - de baixo para cima - podem substituir temporariamente o conhecimento de alto nível - de cima para baixo - resultando em uma ilusão radical de transferência de corpo.
Realidade virtual imersiva
"Nossa descoberta foi possível porque a realidade virtual imersiva nos permitiu utilizar uma nova abordagem experimental para este tipo de problema com três fatores binários independentes: (1) perspectiva de posição (primeira ou terceira pessoa); (2) reflexos espelhados síncronos e assíncronos; (3) sincronia ou assincronia entre sentir e se ver tocado," afirmam os cientistas em seu artigo, publicado na revista PLOS One.
A pesquisa também mostra o uso da realidade virtual imersiva como uma poderosa ferramenta no estudo da representação do corpo e da experiência, já que o ambiente virtual suporta manipulações experimentais que seriam inviáveis de outra maneira, com a tecnologia já estando madura o suficiente para representar o corpo humano e seu movimento.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
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