25/10/2010

Imagens e sons da natureza reduzem dor em pacientes durante exame

Redação do Diário da Saúde
Imagens e sons da natureza reduzem dor em pacientes durante exame
Foto mostrada a pacientes era acompanhada por sons de passarinhos cantando. [Imagem: BBC]

Mielograma

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que uma combinação de imagens de belas cenas da natureza, acompanhada de música com sons relaxantes, ajuda a amenizar as dores de pacientes com câncer.

O estudo foi realizado durante um procedimento invasivo, chamado mielograma, um exame doloroso durante o qual é feita uma punção óssea.

Apenas com anestesia local, uma grande agulha é inserida em um osso, geralmente nas costas, de onde é retirada uma amostra da medula óssea. O procedimento pode durar até dez minutos.

Imagens relaxantes

Uma outra pesquisa recente havia demonstrado que a fé pode diminuir a sensação de dor em pacientes.

Mas os pesquisadores norte-americanos estavam interessados em efeitos mais diretos, em situações críticas.

"Queríamos encontrar um jeito de tornar essa experiência mais tolerável", disse Noah Lechtzin, participante do estudo, em entrevista à BBC.

"Então fizemos um estudo no qual pacientes olhavam dois tipos de imagem durante o exame: cenas da natureza acompanhadas de sons agradáveis ou cenas da cidade, com seus barulhos típicos," explica ele. Um terceiro grupo de controle não olhou para nenhuma imagem.

A imagem relaxante era acompanhada de passarinhos cantando. A imagem da cidade retratava uma rua movimentada, com vários carros e pessoas caminhando de forma aparentemente apressada.

Os pesquisadores mediram então o nível da dor dos grupos de pacientes e perceberam mudanças significativas.

Efeito relaxante

Os pacientes que ficaram olhando para a imagem da cidade tiveram dores semelhantes aos que não viram nenhuma imagem durante o exame - um nível de 5,7 em uma escala conhecida como Hopkins Pain Rating.

Já os que observaram a paisagem natural e ouviram os sons dos pássaros relataram, em média, níveis 3,9 de dor.

Segundo Lechtzin, isto prova que a redução da dor não é apenas uma questão de distrair o paciente.

"Acredito que há certos tipos de elementos na natureza que relaxam mais as pessoas", afirmou Lechtzin. Não seria conveniente colocar uma foto de pedras que possam esconder animais perigosos. Mas cenas de água correndo, por exemplo, são muito úteis, especialmente se acompanhadas de sons de passarinhos cantando e do vento batendo nas árvores."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.