16/09/2011

Informações da Wikipedia sobre câncer são precisas, mas difíceis de ler

Redação do Diário da Saúde

Tão bom quanto um site especializado

É comum ouvir dizer que as informações da Wikipedia não são confiáveis porque são escritas e editadas por não-especialistas, sem supervisão profissional.

Mas pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson (EUA) chegaram a uma conclusão bem diferente, de acordo com um estudo publicado no Journal of Practice Oncology.

Eles descobriram que as informações sobre câncer encontradas na Wikipedia são realmente similares em precisão e profundidade às informações apresentadas por um site especializado, revisado por cientistas, e voltado a fornecer informações sobre câncer aos pacientes.

Mais densa e mais rápida

A única ressalva é que, segundo os pesquisadores, as informações no site revisado pelos cientistas estão escritas em uma linguagem mais clara - os cientistas analisaram as informações publicadas em inglês, sendo que geralmente há diferenças no conteúdo e na forma de apresentação das informações da Wikipedia entre os diversos idiomas.

Os novos dados revelaram também que a Wikipedia tem atualização mais rápida, sobretudo com resultados de novas pesquisas.

E, ao contrário do que afirmam os não-simpatizantes da enciclopédia digital, o hiperlinks da Wikipedia levam o leitor a informações mais densas, enquanto o site especializado oferece explicações mais curtas e mais superficiais.

Aspectos controversos

Os pesquisadores compararam as informações sobre câncer encontradas na Wikipedia com as informações encontradas na seção Physician Data Query (PDQ), voltada para o doente, do site do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Nos dois sites, as imprecisões encontradas foram extremamente raras: menos de dois por cento das informações em qualquer um deles está em discordância com aquelas apresentadas nos livros-texto.

Um inconveniente encontrado nos dois sites, segundo os cientistas, é a falta de discussão sobre aspectos controversos do tratamento do câncer.

Por exemplo, citam os pesquisadores, nenhum dos dois sites analisados falam sobre as opções para o tratamento do câncer de próstata, incluindo a chamada "vigilância ativa", ou observação vigilante, em comparação com os tratamentos de radiação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.