02/03/2015

Instituto do Câncer abre Centro de Simulação Realística

Com informações da SES e Icesp

Pacientes robôs

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, inaugurou um dos maiores Centros de Simulação Realística em Saúde (CSRS) do país.

O laboratório é voltado para o ensino dos profissionais da área oncológica - que lidam com câncer. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a nova área beneficiará profissionais de toda a Rede Oncológica do Estado.

As simulações de atendimento vão utilizar cenários clínicos em um ambiente controlado e seguro, onde os profissionais terão as mesmas dificuldades encontradas em um caso real.

Os bonecos usados são uma espécie de robô, capazes de imitar os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano, como abertura ocular espontânea, sons cardíacos, movimento pulmonar, podendo ainda transpirar, tossir e vomitar.

Além dos robôs de última geração, que respondem a estímulos como um paciente, o Centro ainda conta com outros equipamentos de treinamento, entre manequins adultos, jovens, bebês e partes do corpo humano.

Simulações médicas

As novas instalações permitirão realizar simulações de procedimentos de alta complexidade como intubação, manipulação de cateteres, ressuscitação cardiopulmonar, administração de medicação intravenosa e outros procedimentos.

As salas de treinamento são idênticas aos leitos do próprio hospital, os consultórios médicos e até os banheiros. Dentro dos cenários de atendimento o profissional vivencia o estresse da tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. As cenas geradas são revistas e debatidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das discussões.

"Temos no hospital, pacientes críticos e que estão sujeitos a inúmeras intercorrências durante o tratamento oncológico. O objetivo do treinamento é capacitar nossos profissionais para lidarem com os imprevistos de maneira rápida e mais organizada, proporcionando qualidade e melhoria na assistência", destaca Paulo Hoff, diretor geral do Icesp.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.