22/06/2020

OMS atualiza instruções sobre como fabricar e usar máscaras de tecido

Com informações da OPAS/OMS
Instruções da OMS sobre como fabricar e como usar máscaras de tecido
As instruções cobrem tanto o uso pela população quanto pelos profissionais de saúde. [Imagem: OPAS]

Máscaras contra vírus

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibilizou a versão em português do novo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as máscaras usadas para proteção contra a contaminação por vírus e outros microrganismos.

O documento foi atualizado para incorporar as descobertas mais recentes das pesquisas científicas e fornecer conselhos práticos tanto para as máscaras de tecidos quanto para as máscaras cirúrgicas.

As principais mudanças estão relacionadas ao uso de máscaras de tecido pelo público em geral em áreas de transmissão comunitária - ou seja, onde a covid-19 está muito difundida - e por profissionais de saúde.

Segundo o guia, os governos devem incentivar o público a usar uma máscara de tecido nas áreas em que há muitas pessoas infectadas com covid-19 na comunidade, onde a capacidade de conter surtos é limitada e quando não é possível alcançar um distanciamento físico de pelo menos 1 metro - esse pode ser o caso de ônibus, trens, lojas, locais de trabalho e outros ambientes confinados ou fechados.

Orientações da OMS sobre máscaras

As máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de medidas para suprimir a transmissão do coronavírus e salvar vidas. O uso somente delas, sem outras ações, é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção contra a covid-19 - também é importante manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, limpar frequentemente as mãos e evitar tocar no rosto e na máscara.

As máscaras cirúrgicas (ou médicas) podem proteger as pessoas que as usam de serem infectadas e impedir que aqueles que apresentam sintomas espalhem o vírus. A OMS recomenda que os seguintes grupos usem máscaras médicas:

  • Trabalhadores de saúde.
  • Qualquer pessoa com sintomas sugestivos de covid-19, incluindo pessoas com sintomas leves.
  • Pessoas que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 fora das unidades de saúde.
  • Pessoas com 60 anos ou mais quando estão em áreas de transmissão generalizada e não podem garantir uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas.
  • Pessoas de qualquer idade com comorbidades de base, como doença cardiovascular ou diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular e imunossupressão nas mesmas condições do grupo acima.

A OMS aconselha os governos a incentivarem a população em geral a usar máscaras não cirúrgicas de tecido.

A combinação ideal de materiais para máscaras de tecido não-cirúrgicas deve incluir três camadas:

  • 1) uma camada mais interna feita de material absorvente de água (material hidrofílico, por ex., algodão ou misturas de algodão);
  • 2) uma camada mais externa feita de material repelente à água (material hidrofóbico, por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário;
  • 3) uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não-tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.

Certifique-se de construir ou comprar uma máscara que permita respirar com facilidade enquanto fala e caminha rapidamente.

Como usar uma máscara de tecido

  • Limpe as mãos antes de colocar a máscara.
  • Inspecione a máscara para verificar a existência de rasgos ou buracos e não use uma máscara que esteja danificada.
  • Ajuste a máscara para cobrir sua boca, nariz e queixo, sem deixar lacunas nas laterais.
  • Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando.
  • Troque sua máscara se estiver suja ou molhada.
  • Limpe as mãos antes de tirar a máscara.
  • Retire a máscara removendo-a por trás das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara.
  • Limpe as mãos após remover a máscara.

Como cuidar das suas máscaras

  • Se a sua máscara de tecido não estiver suja ou úmida e você planeja reutilizá-la, coloque-a em um saco plástico descartável limpo e hermeticamente fechado. Se você precisar usá-la novamente, segure a máscara nas alças elásticas ao removê-la do saco.
  • Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente e de preferência com água quente (pelo menos 60 graus) pelo menos uma vez por dia.
  • Se não houver água quente, lave a máscara com sabão/detergente e água à temperatura ambiente, seguida de fervura da máscara por 1 minuto. Outra opção é embeber a máscara em cloro a 0,1% por 1 minuto e enxaguá-la completamente com água em temperatura ambiente (não deve haver nenhum resíduo tóxico de cloro na máscara).
  • Garanta que você possui sua própria máscara e não a compartilhe com outras pessoas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.