30/07/2020

Pesquisadores chineses adotam inteligência artificial para casos críticos de covid-19

Com informações da Xinhua

Aprendizado profundo

Pesquisadores chineses estão empregando tecnologias de inteligência artificial para prever o risco de desenvolvimento de complicações entre os pacientes com covid-19.

O objetivo é facilitar e acelerar a triagem antecipada desses casos.

É importante identificar o mais rápido possível os pacientes da covid-19 com risco de doenças graves e realizar intervenções precoces.

Com base nos dados de 1.590 pacientes de 575 centros médicos, os pesquisadores desenvolveram um modelo de sobrevivência baseado no aprendizado profundo que pode prever o risco de pacientes com covid-19 desenvolverem doenças críticas em 5, 10 e 30 dias, com base em suas características clínicas na admissão.

Os pesquisadores examinaram 74 características clínicas e identificaram 10 fatores-chave de risco que poderiam ser combinados para prever o desenvolvimento de doenças críticas, incluindo anormalidades por imagem de raios X, idade, dispneia e uma série de comorbidades.

Uma ferramenta de cálculo para a triagem precoce de pacientes da covid-19 em estado crítico, baseada no modelo, foi colocada online e está disponível gratuitamente para a comunidade científica.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.