28/11/2011

Iogurte com vitamina D diminui risco cardíaco entre diabéticos

Redação do Diário da Saúde

Risco cardíaco

Pessoas com diabetes têm um risco de doenças cardíacas mais elevado.

Mas esse risco pode ser trazido aos níveis normais com o simples consumo de iogurte enriquecido com vitamina D.

Esta é a conclusão de um estudo, publicado na revista BMC Medicine, que acompanhou os níveis de colesterol e biomarcadores da disfunção endotelial, um precursor de doenças cardíacas, entre pessoas com diabetes.

Deficiência de vitamina D

Níveis insuficientes de vitamina D afetam a cobertura interna dos vasos sanguíneos - as células endoteliais - eventualmente levando à arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares.

E é muito comum a deficiência de vitamina D entre os diabéticos.

Os pesquisadores investigaram os efeitos da vitamina D sobre os biomarcadores endoteliais, os níveis de colesterol e os níveis glicêmicos, dando aos pacientes iogurte comum ou o mesmo iogurte reforçado com vitamina D, duas vezes ao dia, durante 12 semanas.

Os resultados foram satisfatórios para 95% dos pacientes que tomaram o iogurte vitaminado.

Bom para a maioria

"A maioria dos nossos pacientes tinha deficiência de vitamina D no início do estudo, mas o iogurte fortificado levou a maioria dos níveis [dos seus exames] para um estado normal," disse o Dr. Abolghassem Djazayery, um dos autores do estudo.

"Entretanto, mesmo entre aqueles que tomaram o suplemento de vitamina D, alguns continuaram com deficiência ao final das 12 semanas. De qualquer forma, para a maior parte dos diabéticos com deficiência de vitamina D, esta é uma forma fácil de lidar com o problema," concluiu.

O estudo mostrou que a vitamina D melhorou os níveis de glucose, insulina, QUICK1 (um indicador da resistência à insulina) e HbA1c.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.