16/01/2026
Socializar sozinho: O lado negativo das interações online
Redação do Diário da Saúde

É possível se comunicar assim, mas não é o melhor que você pode fazer.[Imagem: Diário da Saúde/Gerado por IA]
Cara a cara é melhor
Uma análise de mais de 1.000 estudos científicos já publicados indica que usar a tecnologia para se comunicar com outras pessoas é melhor do que nada, mas não é tão eficaz quanto as interações presenciais.
O que acontece é que as pessoas se envolvem menos e não têm as mesmas respostas emocionais positivas quando usam a tecnologia, como videochamadas ou mensagens de texto, para se conectar com outras pessoas, em comparação com encontros presenciais.
"Se não houver outra opção além da comunicação mediada por computador, então certamente é melhor do que nada. Mas, se houver a possibilidade de um encontro presencial, usar a tecnologia em vez disso é um substituto ruim," disse o professor Brad Bushman, da Universidade do Estado de Ohio (EUA).
"A comunicação eletrônica veio para ficar, então precisamos aprender a integrá-la em nossas vidas. Mas se ela substituir as interações presenciais, você perderá alguns benefícios importantes e provavelmente se sentirá menos realizado," acrescentou seu colega Roy Baumeister, da Universidade de Queensland (Austrália).
Socializar sozinho
A principal conclusão dos estudos analisados foi que o impacto e o engajamento são menores na comunicação à distância, em comparação com a interação na presença física de outras pessoas. É o que os pesquisadores chamam de "socializar sozinho".
As respostas emocionais positivas também foram reduzidas quando a comunicação foi feita por meio de celulares, computadores e tablets.
Um bom exemplo da superioridade da comunicação presencial é o riso: "Encontramos muitas pesquisas que mostram benefícios reais para a saúde ao rir alto, mas não encontramos nenhum benefício para a saúde ao digitar 'kkk' em uma mensagem de texto ou postagem em redes sociais," afirmou Bushman.
Como era de se esperar, as videochamadas foram melhores do que as mensagens de texto para aumentar as emoções positivas. O distanciamento no tempo e no espaço torna as mensagens de texto e a comunicação não presencial menos benéficas para os participantes.
Os resultados foram mistos em relação às emoções negativas, com a comunicação mediada por computador mostrando-se capaz de reduzir algumas formas de ansiedade, o que é positivo para pessoas muito tímidas. Mas, mesmo aí, emergiu um lado negativo: Algumas pessoas são mais propensas a fazer comentários negativos online do que fariam pessoalmente. Os resultados mostraram que a inibição de dizer algo prejudicial é reduzida online.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL:
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|