17/02/2021

Lados direito e esquerdo do cérebro envelhecem de modo diferente

Redação do Diário da Saúde
Lados direito e esquerdo do cérebro envelhecem de modo diferente
Os lados direito e esquerdo do cérebro são diferentes na juventude, e envelhecerão variando essas diferenças. [Imagem: James M. Roe et al. - 10.1038/s41467-021-21057-y]

Assimetria cortical

O processo de envelhecimento é geral: Quanto envelhecemos, todo o nosso corpo envelhece.

Isso vale também para o cérebro, mas com um diferencial: Nosso cérebro parece não envelhecer por igual.

James Roe e seus colegas da Universidade de Oslo (Noruega) estavam especificamente interessados no córtex cerebral porque o afinamento nessa parte do cérebro está associado ao declínio cognitivo e à doença de Alzheimer.

O córtex é a camada mais externa do cérebro - uma folha fina de "matéria cinzenta" -, essencial para o funcionamento cognitivo de ordem superior, como a memória.

Os lados esquerdo e direito do córtex têm espessuras diferentes nos cérebros de pessoas mais jovens - um fenômeno denominado "assimetria cortical". A assimetria é aparentemente uma coisa boa, uma vez que permite que o cérebro funcione de forma otimizada, já que os lados esquerdo e direito são especializados em fazer trabalhos ligeiramente diferentes.

Envelhecimento do cérebro

À medida que envelhecemos, o córtex encolhe, o que gradualmente causa declínio cognitivo, que é uma parte normal do envelhecimento.

Até agora, os cientistas pensavam que os lados esquerdo e direito do córtex afinavam na mesma proporção, seguindo sua espessura original na idade jovem, mas o professor James Roe descobriu que o lado do cérebro que é mais espesso aos 20 anos se deteriora mais rapidamente.

A equipe mediu a espessura de todas as áreas do córtex usando varreduras cerebrais de mais de 2.600 pessoas saudáveis, em toda a Europa e EUA, e em uma amostra de pacientes com demência na Austrália.

Eles descobriram que a assimetria cortical deixa de existir à medida que envelhecemos, comprovando que os dois lados do cérebro se deterioram em taxas diferentes.

A perda de assimetria surgiu em uma idade semelhante na maioria das pessoas (por volta dos 30 anos) e continuou ao longo da vida adulta, com declínio acelerado por volta dos 60 anos.

E exatamente nas mesmas regiões cerebrais, como ocorre no envelhecimento normal, eles descobriram que o lado esquerdo do cérebro encolhe mais rapidamente na doença de Alzheimer.

"É muito cedo para concluir, mas a assimetria cortical poderia ser usada como um marcador para detectar mudanças cerebrais precoces na doença de Alzheimer, que ocorrem antes que os sintomas cognitivos comecem a aparecer," disse Roe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.