24/02/2023

Lente de contato inteligente monitora e trata o glaucoma

Redação do Diário da Saúde
Lente de contato inteligente monitora e trata o glaucoma
Ilustração esquemática da lente de contato teranóstica para tratamento de glaucoma.[Imagem: POSTECH]

Lente de contato para glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular na qual o nervo óptico funciona mal devido ao aumento da pressão intraocular (PIO) causado pelo bloqueio do canal de drenagem no olho. Essa condição restringe a visão periférica e pode levar à perda da visão em casos graves.

Como os pacientes com glaucoma precisam controlar os níveis de PIO durante toda a vida, pesquisadores estão tentando automatizar o processo, o que poderá melhorar significativamente a qualidade de vida desses pacientes, além de aumentar sua segurança.

Este é o objetivo de uma lente de contato inteligente desenvolvida por Tae Yeon Kim e colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang (Coreia do Sul).

A lente, que contém um sensor de pressão intraocular e um sistema de aplicação de medicamento, pertence à classe emergente dos dispositivos teranósticos, um termo composto que se refere a fazer simultaneamente o diagnóstico e a terapia.

O sensor, que é feito de nanofios ocos de ouro, apresentou uma alta sensibilidade à tensão ocular, excelente estabilidade química e biocompatibilidade. O sistema flexível de entrega de medicamento, por sua vez, fornece sob demanda o medicamento timolol, para controle da pressão intraocular.

Ambos são integrados a um sistema de alimentação sem fio e um chip de comunicação, que dá informações sobre o funcionamento das lentes inteligentes a um aplicativo rodando no celular.

A expectativa é que a nova lente de contato teranóstica possibilite um tratamento de glaucoma personalizado com máxima eficácia e mínimos efeitos colaterais. Além disso, o sistema é aplicável a vários dispositivos vestíveis, além das lentes de contato inteligentes.

A equipe já se prepara para transformar os protótipos de laboratório em um produto comercial, que possa chegar aos pacientes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.