08/04/2019

Lente de contato poderá evitar derretimento da córnea

Redação do Diário da Saúde
Lente de contato poderá evitar
A vantagem de uma lente de contato é que o fármaco age apenas nas enzimas encontradas na córnea, inibindo os efeitos colaterais do tratamento convencional.[Imagem: UNH/UCD]

Ceratomalácia

Pesquisadores criaram um hidrogel que poderá ser usado para fabricar uma lente de contato para tratar o "derretimento da córnea", ou ceratomalácia, uma condição que é uma causa significativa de cegueira em todo o mundo.

Essa doença ocular incurável pode ser iniciada por uma série de causas diferentes, como doenças autoimunes (como artrite reumatoide, lúpus ou síndrome de Stevens-Johnson), queimaduras químicas ou até mesmo alguns procedimentos cirúrgicos, como LASIK (cirurgia refrativa ocular) e procedimentos contra catarata.

A córnea "derrete" devido à produção descontrolada, pelas células imunes do próprio paciente, de certas enzimas dependentes de zinco conhecidas como metaloproteinases de matriz (MPM).

Para ajudar a evitar isso, os pesquisadores desenvolveram um hidrogel que desativa essas enzimas removendo os íons de zinco.

"A maioria dos inibidores atuais de MPMs [metaloproteinases de matriz] usados para tratar esta condição se ligam aos íons de zinco dentro das MPMs. No entanto, uma vez injetados no corpo, os inibidores de MPM viajam pela corrente sanguínea e pelo corpo inteiro e podem causar efeitos colaterais graves porque se ligam e desativam os íons de zinco em outros tecidos.

"Nosso hidrogel funciona de maneira totalmente diferente porque está localizado apenas nos olhos e desativa as MPMs eliminando os íons de zinco da córnea. E, como seria uma lente de contato, se houvesse algum problema, o paciente simplesmente a removeria," explicou o professor Kyung Jae Jeong, da Universidade de New Hampshire (EUA).

A pesquisa foi feita in vitro (placas de Petri) e ex vivo (sobre tecido extraído da córnea) e sugere que o novo hidrogel poderia ser uma opção terapêutica viável para o tratamento da fusão corneal.

O objetivo final é transformar o hidrogel em uma lente de contato que permita um tratamento mais localizado do olho e evite efeitos colaterais no resto do corpo, um trabalho ao qual a equipe se dedicará a seguir.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.