05/03/2009

Lesões atingem 90% dos que praticam esporte sem orientação médica

Secretaria da Saúde de São Paulo

Falta de preparo

A falta de condicionamento físico e ausência de orientação médica têm levado muita gente que pratica esportes de forma inadequada para o hospital. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base em 2 mil atendimentos realizados em 2008 no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga.

Dos pacientes que procuraram a unidade, a maioria homens, 90% já chegaram lesionados ou com algum tipo de problema de saúde relacionado à prática do esporte. A maior parte dos casos são torções nos joelhos ou tornozelos, responsáveis por 70% dos atendimentos. Em segundo lugar aparecem os problemas de coluna, seguidos das lesões musculares, além de problemas articulares e doenças cardíacas.

Procure o médico antes

A recomendação da Secretaria para quem deseja iniciar atividade esportiva é procurar antes um médico para realizar os exames físicos e sorológicos. Isso é fundamental para avaliar se o paciente não possui nenhum tipo de problema nas articulações, músculos e ossos, e se está bem de saúde de maneira geral.

"Quase ninguém segue essas orientações como um primeiro passo para o que deveria ser uma vida mais saudável. Se as pessoas tivessem o hábito de realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de esportes, muitas lesões graves e até sérios problemas cardíacos que os pacientes venham a ter, poderiam ser evitados", diz Ricardo Galotti, médico responsável pelo ambulatório.

Segundo o especialista, além da falta de orientação médica, normalmente os praticantes de esporte não adotam os devidos cuidados na hora de escolher roupas e calçados adequados (veja outras dicas abaixo).

Quem deseja iniciar alguma atividade física ou esportiva e quer seguir as recomendações médicas pode procurar o setor de marcação de consultas no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga. A unidade funciona toda quinta-feira, das 9h às 14h. O endereço é Avenida Nazaré, 28 - Ipiranga.

Dicas antes de iniciar qualquer atividade física

  • Procure um médico e realize todos os exames físicos e sorológicos
  • Entre os exames mais comuns estão o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e os sorológicos
  • Procure se aquecer e se alongar corretamente antes e depois dos exercícios;
  • Use calçados e roupas adequadas de acordo com o esporte que será praticado;
  • Se for praticar corrida, utilize calçados que tenham amortecedores. Eles ajudam a diminuir o impacto e evitar possíveis lesões.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.