02/10/2020

Luz ultravioleta segura mata efetivamente o vírus da covid-19

Redação do Diário da Saúde
Luz ultravioleta segura mata efetivamente o vírus da covid-19
Pesquisadores japoneses descobriram que a luz ultravioleta C com comprimento de onda de 222 nm, que não prejudica as células vivas do olho humano e da pele, mata efetivamente o coronavírus SARS-CoV-2.[Imagem: Hiroshima University]

Luz UV mais segura

Pesquisadores da Universidade de Hiroshima (Japão) descobriram que a luz ultravioleta C - com comprimento de onda de 222 nanômetros (nm) e que é a mais segura para uso em humanos - mata efetivamente o SARS-CoV-2.

Embora diversos sistemas de luz UV sejam rotineiramente usados em esterilização, esta é a primeira pesquisa no mundo a provar a eficácia de uma "cor" específica desse espectro contra o vírus que causa a covid-19.

O experimento mostrou que 99,7% da cultura viral do SARS-CoV-2 foi morta após uma exposição de 30 segundos à irradiação UVC de 222 nm com uma potência muito pequena (0,1 mW/cm2).

O comprimento de onda de 222 nm da UVC não consegue penetrar na camada externa do olho humano e da pele, portanto não causa danos às células vivas. Isso a torna uma alternativa mais segura, mas igualmente potente, às lâmpadas germicidas UVC de 254 nm, usadas na desinfecção de instalações de saúde.

Como o UVC 254 nm prejudica os tecidos humanos expostos a ela, essa luz só pode ser usada para higienizar salas vazias. Mas uma lâmpada de UVC 222 nm pode se tornar um sistema de desinfecção até mesmo para espaços públicos ocupados, incluindo hospitais.

Os pesquisadores, no entanto, indicam que é necessário fazer esses testes, conduzindo uma avaliação aprofundada da segurança e eficácia da irradiação UVC de 222 nm em matar os vírus SARS-CoV-2 em superfícies do mundo real, já que seu experimento investigou apenas sua eficácia in vitro.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.