01/07/2015

Luz verde nos olhos contra a insônia

Redação do Diário da Saúde
Luz verde nos olhos contra a insônia
Os óculos com luz verde estão sendo usados pelos voluntários durante uma hora por dia, para ativar a produção de melatonina e cortisol.[Imagem: Re-Time]

Cromoterapia

Muitos pesquisadores estão desconfiando que luz artificial demais pode estar nos deixando doentes.

Por isso pode parecer estranho que pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA) estejam usando luz verde diretamente nos olhos para ajudar a tratar insônia.

Na verdade, os experimentos têm demonstrado um enorme potencial para a cromoterapia, que trata do uso da luz como medicamento.

Ocorre que nem toda luz é igual - sobretudo nem todas as cores de luz são iguais.

Melatonina e cortisol

A professora Grace Dean decidiu abordar o uso da luz contra a insônia em pacientes particularmente sensíveis ao problema.

"O sono é importante para os pacientes com câncer porque ele é crítico para o funcionamento do sistema imunológico, do aprendizado e da memória, e para a qualidade de vida em geral," explica ela.

Os pacientes estão testando óculos terapêuticos que disparam uma luz verde sobre os olhos - sem qualquer componente ultravioleta -, por uma hora, durante seus afazeres diários.

Quando a luz atinge os olhos, ela aciona neurotransmissores no cérebro que incentivam a produção de melatonina, um hormônio que influencia o sono, e aumenta os níveis de cortisol, um hormônio que nos mantém alertas.

Uma análise que seria interessante de ser feita consistiria em comparar o uso dos óculos com luz verde e uma ida a um parque pleno de verde pelo mesmo período. Essa comparação ainda não está nos planos da equipe.

Para o que a cama serve

Os testes ainda estão em andamento, mas a pesquisadora acredita que a cromoterapia poderá ser um tratamento mais eficaz e sem os efeitos colaterais dos medicamentos contra a insônia.

Outra recomendação que a pesquisadora dá aos seus voluntários é que a cama seja restrita a apenas duas atividades: dormir e fazer sexo, segundo ela para dizer ao seu cérebro para que exatamente a cama serve, e evitar distrações que levem à insônia, como ler, assistir TV ou usar o celular.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.