14/08/2009

Maconha pode proteger idosos contra osteoporose, diz estudo

BBC Brasil
Maconha pode proteger idosos contra osteoporose, diz estudo
Os cientistas estudaram o impacto da canabis nos ossos.[Imagem: BBC]

Molécula ativa

A maconha pode ajudar a evitar o desenvolvimento da osteoporose em pessoas mais velhas, segundo um estudo feito pela Universidade de Edimburgo e divulgado nesta quinta-feira.

Os pesquisadores constataram que o uso da droga ativa uma molécula (o receptor CB1) que tem papel crucial no desenvolvimento da doença, que afeta 30% das mulheres e 12% dos homens.

O estudo com camundongos indicou que, embora possa ter impacto negativo em mais jovens, reduzindo a força dos ossos, nos mais velhos aparentemente a ativação da molécula pode ser benéfica.

Nas cobaias mais velhas, a ativação do CB1 diminui o enfraquecimento dos ossos e evitou a acumulação de gordura neles - algo que costuma acontecer em pessoas com osteoporose.

Tratamentos contra a osteoporose

O pesquisador-chefe, Stuart Ralston, disse que a pesquisa é "um grande passo à frente", mas ressaltou que são necessários mais estudos.

"Planejamos realizar novos testes e esperamos que os resultados possam ajudar no desenvolvimento de tratamentos contra a osteoporose", disse ele.

Efeitos negativos da maconha

Mas Ralston disse o uso da maconha pode causar problemas. Um cigarro com uma mistura entre maconha e tabaco "é ruim para qualquer faixa etária" tanto para os ossos como para a saúde em geral, disse ele.

Os efeitos psicotrópicos da droga "podem aumentar os riscos de queda em pessoas mais velhas, acarretando em possíveis fraturas", ressaltou.

"A fórmula ideal para avançar nesse terreno seria o desenvolvimento de um medicamento parecido com a maconha, mas que não afete o cérebro", disse.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.