18/01/2011

Quanto mais alto você estiver, mais virtuoso será

Da New Scientist

Os mais elevados serão os melhores

Colocar-se literalmente em um ponto mais alto pode tornar uma pessoa mais compassiva, prestativa, solidária e disposta a fazer doações.

Isso de acordo com Lawrence Sanna, da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Sanna e sua equipe desenvolveram quatro experimentos para investigar se as associações culturais que ligam altura e virtude afetam o modo como as pessoas se comportam quando se tornam fisicamente ou mentalmente mais elevados.

Essa ligação entre altura e virtude pode ser vista no uso de metáforas, como a "superioridade moral" ou "elevação", por exemplo.

Elevar-se para ajudar

Os pesquisadores primeiro observaram quantas pessoas colocaram dinheiro em cofrinhos para obras de caridade, colocados na parte superior ou na parte inferior de uma escada rolante.

Dentre os que encontraram o cofrinho depois de subir pela escada rolante, 16% doaram para as instituições de caridade, em comparação com 7% dentre os que desceram a escada rolante e encontraram o cofrinho lá em baixo, e 11% que encontraram os cofrinhos no terreno plano.

Em seguida, eles descobriram que os participantes que se dispuseram a subir até uma área mais elevada - um palco - para completar um questionário de personalidade, mostraram-se dispostos a gastar uma média de 11 minutos e 22 segundos para ajudar em uma segunda tarefa inesperada e não relacionada.

Em contraste, quem desceu as escadas para chegar até o palco baixo de um teatro de arena mostrou-se disposto a ajudar por apenas 6 minutos e 46 segundos, em média.

Elevação moral

No experimento final, 45 alunos assistiram clips de nuvens filmadas da janela de um avião ou clips de cenas filmadas da janela de um carro.

A seguir eles brincaram em um jogo de computador no qual tinham de escolher a proporção de peixes para levar consigo, pescados de um lago onde lhes foi dito que outro pescador teria o mesmo direito logo a seguir.

Os que viram as cenas das nuvens devolveram ao lago uma média de 12 peixes a mais do que aqueles que assistiram imagens feitas da janela do automóvel. Segundo os cientistas, isto sugere que a altura aumenta a disposição à cooperação.

Metáforas físicas

Os psicólogos têm documentado cada vez mais as associações entre estados físicos e conceitos mentais.

Sanna afirma que o efeito agora identificado está relacionado com as nossas conexões conceituais entre "para cima" e "bom", mas o mecanismo exato de conexão das associações metafóricas no cérebro ao comportamento ainda não são conhecidas.

Todos os resultados estão em um artigo publicado no Journal of Experimental Social Psychology.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.