14/08/2025

Quer se manter motivado e persistir? Pense em tempo, não em dinheiro

Redação do Diário da Saúde
Quer se manter motivado e persistir? Pense em tempo, não em dinheiro
Pensar no tempo que você investiu, em vez de no dinheiro que gastou, pode aumentar sua motivação de forma mais eficaz.[Imagem: Binghamton University/SUNY]

Tempo vale mais do que dinheiro

Você já começou uma dieta, mas não conseguiu perder o peso desejado dentro de um prazo específico? Ou já desistiu de montar um móvel novo que você comprou online?

Quando tentamos alcançar nossos objetivos, é mais fácil do que se imagina desistir quando as coisas não saem como planejado.

Mas os psicólogos agora têm uma nova receita que pode ajudar: Pensar no tempo que você já investiu na tarefa, no quanto ele é valioso. Isso vai lhe ajudar muito mais do que se você pensar, por exemplo, no dinheiro que já gastou na academia ou no móvel.

O estudo foi baseado em pesquisas anteriores, que argumentaram que as pessoas têm melhor desempenho quando sentem autonomia, competência e relacionamento; o fracasso, por sua vez, pode corroer a autodeterminação de uma pessoa.

"Você pode frequentar aulas de mentoria, comprar livros, comprar vídeos. Mas, ao fazer isso, espera atingir seu objetivo. E, quando não consegue, fica extremamente desmotivado. Por outro lado, se você gastar menos dinheiro, mas mais tempo, e pensar em como está fazendo isso para se aprimorar, isso o levará a uma mentalidade mais persistente," disse Subimal Chatterjee, que fez o estudo com colegas das universidades Binghamton e do Estado de Nova Iorque.

Sempre o tempo

Os pesquisadores conduziram dois experimentos que usaram feedback de um total de 600 profissionais em atividade, e um terceiro que usou 75 estudantes de graduação de uma universidade pública em Taiwan.

Os experimentos envolveram examinar como o foco no tempo, em vez de no dinheiro, incentiva a persistência em objetivos, fortalecendo indiretamente a autodeterminação; investigar se reprovar duas vezes, em vez de uma, enfraquece a ideia de tempo/dinheiro; e explorar se a diferença tempo/dinheiro se estende a respostas emocionais, como estudantes universitários insatisfeitos por serem reprovados em uma prova.

Os resultados indicam que não atingir um objetivo duas vezes seguidas diminui a persistência e a autodeterminação de uma pessoa para atingir uma meta quando visto através das lentes do investimento monetário, mas não quando se trata de pensar no tempo gasto.

"É tudo uma questão de motivação intrínseca, algo que vem de dentro," disse Chatterjee, "E se você realmente decidir aprender, essa noção de tempo versus dinheiro se torna especialmente importante".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.