01/04/2015

Marca-passos miniaturizado para bebês no útero

Redação do Diário da Saúde

Bloqueio cardíaco congênito

Está pronto o primeiro marca-passos miniaturizado o suficiente para ser implantado em bebês ainda dentro do útero.

O equipamento foi projetado para ser usado em fetos com bloqueio cardíaco congênito.

"Até agora, os marca-passos que vinham sendo usados na tentativa de tratar esta condição em um feto foram projetados para adultos," explica o Dr. Yaniv Bar-Cohen, do Hospital Infantil de Los Angeles e da Universidade do Sul da Califórnia. "Faltava uma opção de tratamento eficaz para os fetos."

Em um coração saudável, a cada batida um sinal elétrico move-se da parte superior para as câmaras inferiores do coração. Conforme este sinal se move, ele resulta na contração do coração e no bombeamento do sangue.

O bloqueio cardíaco congênito é um defeito do sistema elétrico do coração que se origina no feto em desenvolvimento, diminuindo consideravelmente a taxa de batimentos e sua capacidade de bombear sangue.

Marca-passos miniaturizado será implantado em bebês no útero
Comparação do tamanho do marca-passos adulto e do marca-passos fetal.
[Imagem: Children's Hospital Los Angeles]

Marca-passos para o feto

Embora a condição possa ser diagnosticada no útero, todas as tentativas para tratar a doença com um marca-passos padrão falharam.

"Nós agora temos um marca-passos que pode ser implantado no útero, potencialmente sem danos para o feto ou para a mãe," disse Dr. Ramen Chmait, membro da equipe. "Este novo dispositivo oferece uma oportunidade real para evitar o aborto e o parto prematuro de bebês afetados com essas anormalidades."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.