10/03/2016

Material sobre doença de Chagas está disponível gratuitamente

Com informações da Fiocruz
Material sobre doença de Chagas está disponível gratuitamente
A educação em saúde é uma ferramenta importante para reforçar o controle dos barbeiros e o combate à doença de Chagas. [Imagem: Fiocruz]

Atlas iconográfico

Com o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre os vetores da doença de Chagas no país, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançaram versões atualizadas de materiais gratuitos sobre o tema.

O Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil e os blocos de cartões ilustrados Vetores da doença de Chagas no Brasil reúnem ilustrações, dados sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat e ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento no país.

Pesquisadores, professores, agentes de saúde e pós-graduandos podem receber o material didático gratuitamente.

Educação em saúde

"Nosso objetivo é fornecer conteúdos de qualidade que contribuam para a formação de multiplicadores do conhecimento, principalmente em escolas rurais e localidades atingidas pelo agravo negligenciado, visando conscientizar jovens e crianças", afirmou José Jurberg, um dos organizadores das publicações.

Para Jurberg, a educação em saúde é uma ferramenta importante para reforçar o controle dos barbeiros e o combate à doença de Chagas, que não possui cura na sua fase crônica.

O Atlas Iconográfico foi atualizado com as mais recentes descobertas. "A grande novidade desta publicação foi o acréscimo da lista dos barbeiros catalogados pelo mundo, um total de 147 espécies, com indicações da classificação de espécies de acordo com a anatomia interna dos insetos", destacou Jurberg.

Como receber o material

O Atlas Iconográfico dos Triatomíneos pode ser consultado online.

O mesmo acontece com os cartões, que foram catalogados por região. Veja as versões para as regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste.

Para solicitar o material impresso basta enviar email para jjurberg@ioc.fiocruz.br informando nome, instituição de origem, endereço e o material a ser recebido. Serão disponibilizados até 5 mil exemplares do Atlas e 8.500 blocos dos cartões ilustrados.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.