04/11/2020

Medicamentos para HIV terão novas regras; Riscos para grávidas preocupam

Redação do Diário da Saúde

Dolutegravir e efavirenz

Novas descobertas deverão mudar as recomendações internacionais de tratamento para pessoas recém-diagnosticadas com HIV - uma atualização que pode afetar quase dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

"As pesquisas que embasam as diretrizes da OMS de 2016 sugeriram que o dolutegravir foi eficaz e bem tolerado, mas sua eficácia e segurança entre as populações-chave, como mulheres grávidas e pessoas que vivem com HIV e tuberculose (TB), permaneceram obscuras. Em 2018, uma nova pesquisa alertou sobre um aumento potencialmente sério no risco de defeitos do tubo neural em filhos de mulheres que engravidaram durante o tratamento," contextualizou o professor Steve Kanters, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).

O risco de reação adversa significa que, embora o dolutegravir tenha sido considerado favorável em comparação com outras opções, ele foi recomendado apenas como uma alternativa, com um antirretroviral denominado efavirenz recomendado como tratamento primário.

Agora, Kanters e seus colegas concluíram uma meta-análise - uma reavaliação de estudos científicos publicados sobre o assunto - de 68 ensaios clínicos de terapia antirretroviral feitos desde a publicação das diretrizes da OMS.

Eles constataram que o dolutegravir foi superior ao efavirenz na maioria dos resultados, incluindo supressão viral, tolerabilidade e segurança. De acordo com Kanters, o aumento das chances de supressão viral com dolutegravir pode ter um impacto significativo no cumprimento das metas internacionais para o tratamento do HIV.

"Descobrimos um aumento de cerca de cinco por cento na probabilidade de supressão viral, o que significa que mais pessoas que começam o tratamento serão capazes de controlar com sucesso o seu HIV," disse ele.

Outro atributo importante do dolutegravir é que ele é eficaz em pessoas que são resistentes aos antirretrovirais da classe dos NNRTI, como o efavirenz, um problema que está se tornando cada vez mais comum.

Risco para mulheres grávidas

A análise também mostrou que o dolutegravir e o efavirenz tiveram taxas semelhantes de eventos adversos para mulheres grávidas - o risco aumentado de defeitos do tubo neural para o dolutegravir foi estimado em menos de 0,3 por cento.

"As novas evidências sobre defeitos do tubo neural mostram que o risco com o dolutegravir é muito mais tolerável do que se pensava anteriormente e deve acabar com a preocupação inicial com esta droga," defendeu Kanters.

O estudo foi encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte de uma atualização planejada de suas diretrizes para o tratamento antirretroviral do HIV.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.