26/03/2014

Mel combate infecções em múltiplos níveis

Redação do Diário da Saúde
Mel entra na luta contra resistência bacteriana aos antibióticos
O ingrediente mais importante na ação antibacteriana do mel foi isolado pela primeira vez em 2010, abrindo o caminho para o combate mais eficaz às infecções.[Imagem: akarlovic/Wikimedia]

O mel pode ser uma solução doce para o grave e crescente problema da resistência bacteriana aos antibióticos.

Os médicos e a população já usam mel como curativo tópico, mas agora os cientistas afirmam que ele pode desempenhar um papel muito maior no combate às infecções.

"A propriedade única do mel de abelhas reside na sua capacidade de combater a infecção em vários níveis, tornando mais difícil para as bactérias desenvolverem resistência," disse a Dra. Susan Meschwitz, da Universidade Salve Regina (EUA).

O mel usa uma combinação de armas contra as infecções, incluindo peróxido de hidrogênio, a acidez, o efeito osmótico, uma alta concentração de açúcar e polifenóis - todos capazes de matar células bacterianas ativamente.

O efeito osmótico, por exemplo, resultado da elevada concentração de açúcar no mel, extrai água das células bacterianas, desidratando-as e matando-as.

Outra vantagem do mel é que, ao contrário dos antibióticos convencionais, ele não atinge os processos de crescimento essenciais das bactérias.

O problema com este modo de ação, que é a base dos antibióticos convencionais, é que isto resulta no desenvolvimento da resistência aos medicamentos por parte das bactérias.

Além disso, vários estudos têm demonstrado que o mel inibe a formação de biofilmes, as comunidades de bactérias mais difíceis de combater.

"Nós separamos e identificamos os vários compostos de polifenóis antioxidantes do mel. Em nossos estudos antibacterianos, já testamos a atividade do mel contra a E. coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, entre outras," concluiu a Dra. Meschwitz.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.