06/06/2022

Melhor hora do dia para se exercitar depende do que você pretende

Redação do Diário da Saúde

O que você quer obter com os exercícios?

A melhor hora do dia para se exercitar pode depender do que você deseja alcançar com o treinamento, mas também pode depender se você é homem ou mulher.

Em um pequeno experimento, que precisará ser avaliado em populações maiores, os pesquisadores pediram a 30 mulheres e 26 homens que treinassem de manhã, antes do café da manhã, ou à noite, enquanto também seguiam um plano de refeições especialmente planejado.

Os homens que se exercitaram à noite tiveram maiores melhorias na saúde cardíaca e metabólica, bem como no bem-estar emocional.

Para as mulheres, o quadro foi misto: As maiores melhorias na gordura corporal total, gordura da barriga e quadril, além da pressão arterial, foram obtidas pelas mulheres que se exercitaram pela manhã; já as melhorias na força muscular, potência, resistência, estado de humor e ingestão de alimentos foram maiores para aquelas que se exercitaram no período da tarde.

A boa notícia é que todos os grupos melhoraram sua saúde e desempenho geral.

"Aqui, mostramos pela primeira vez que, para as mulheres, o exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial, enquanto o exercício noturno nas mulheres aumenta a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhora o humor geral e a saciedade nutricional.

"Nós também mostramos que, para os homens, o exercício noturno reduz a pressão arterial, o risco de doenças cardíacas e a sensação de fadiga e queima mais gordura, em comparação com o exercício matinal," resumiu o Dr. Paul Arciero, da Universidade do Estado da Califórnia (EUA).

Horário dos exercícios importa

Todos os participantes melhoraram o estado geral de saúde e o desempenho ao longo do experimento, independentemente de sua alocação para exercícios matinais ou noturnos e sem distinção de gênero.

"Nosso estudo demonstra claramente os benefícios do exercício multimodal matinal e noturno para melhorar a saúde cardiometabólica e o humor, bem como os resultados de desempenho físico em mulheres e homens," disse Arciero.

O grande destaque do estudo, porém, está na comprovação de que a hora do dia em que o exercício é feito determina a intensidade das melhorias no desempenho físico, composição corporal, saúde cardiometabólica e humor.

Por exemplo, todas as participantes do sexo feminino reduziram sua gordura corporal total, gordura abdominal e do quadril e pressão arterial durante o estudo, mas essas melhorias foram maiores nas mulheres que se exercitaram pela manhã. Apenas os homens que se exercitaram à noite apresentaram uma diminuição na relação entre colesterol total e HDL, pressão arterial, proporção de troca respiratória e oxidação de carboidratos, uma vez que a gordura se tornou a fonte de combustível preferida do corpo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.