01/04/2021

Membrana que protege tumores pode ajudar a evitar metástases

Redação do Diário da Saúde
Membrana que protege tumores pode ajudar a evitar metástases
Ao contrário de um balão da festa, que fica mais fácil de estourar conforme enche, a membrana biológica que protege os tumores fica mais rígida conforme o tumor cresce.[Imagem: Jose-Luis Olivares/MIT]

Membrana de base

Os tumores contêm um revestimento que os separa do tecido saudável, e médicos do MIT (EUA) acabam de caracterizar as propriedades dessa membrana protetora, mostrando que ela pode ser um bom alvo para terapias para prevenir metástases, que é o espalhamento do câncer.

A maioria dos tumores é revestida por uma membrana protetora - uma película fina e flexível que mantém as células cancerosas no lugar à medida que crescem e se dividem.

Para que as células cancerosas tenham metástase, elas devem primeiro se libertar dessa defesa do tumor, conhecida como membrana basal.

Balão que endurece conforme enche

Hui Li e seus colegas analisaram a membrana basal de tumores de câncer de mama e descobriram que o revestimento aparentemente delicado é tão resistente quanto um filme plástico, mas surpreendentemente elástico, como um balão de festa, capaz de inflar até o dobro do seu tamanho original.

Foi aí que veio a surpresa maior: Enquanto um balão fica muito mais fácil de estourar conforme se enche, a equipe descobriu que a membrana basal fica mais rígida à medida que se expande. Essa qualidade rígida, porém elástica, pode ajudar as membranas basais a controlar como os tumores crescem.

Contudo, o fato de que elas parecem enrijecer à medida que se expandem sugere que elas podem conter o crescimento e o potencial de disseminação ou metástase de um tumor, pelo menos até certo ponto.

Remédios contra metástase

Estas descobertas abrem um novo caminho para a pesquisa sobre a prevenção de metástases tumorais, que é a causa mais comum de mortes relacionadas ao câncer.

"Agora podemos pensar em maneiras de adicionar novos materiais ou drogas para aumentar ainda mais esse efeito de endurecimento e aumentar a resistência da membrana, para evitar que as células cancerosas se espalhem," disse o professor Ming Guo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.