12/08/2020

Menor câmera médica do mundo já tem as doenças cardíacas em foco

Redação do Diário da Saúde
Menor câmera médica do mundo já tem as doenças cardíacas em foco
Foto e ilustração de uso do microendoscópio. [Imagem: Jiawen Li et al. - 10.1038/s41377-020-00365-w]

Câmera filmar dentro de veias

Pesquisadores usaram uma técnica de microimpressão 3D para construir o menor endoscópio flexível do mundo, capaz de examinar o interior dos vasos sanguíneos.

O aparelho consiste em uma pequena lente construída a ponta de uma fibra óptica, que tem a espessura de um fio de cabelo humano.

A microcâmera pode ser inserida nos vasos sanguíneos para fornecer imagens 3D de alta qualidade, ajudando a entender melhor as causas do ataque cardíaco e a progressão das doenças cardíacas, além de levar a um melhor tratamento e prevenção.

"Um fator importante nas doenças cardíacas são as placas, compostas de gorduras, colesterol e outras substâncias, que se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. Os diagnósticos pré-clínicos e clínicos dependem cada vez mais da visualização da estrutura dos vasos sanguíneos para entender melhor a doença," disse a professora Jiawen Li, da Universidade de Adelaide (Austrália), que desenvolveu o aparelho com colegas da Universidade de Stuttgart (Alemanha).

O dispositivo de imageamento é tão pequeno que os pesquisadores conseguiram escanear dentro dos vasos sanguíneos de camundongos.

"Os endoscópios miniaturizados, que agem como pequenas câmeras, permitem que os médicos vejam como essas placas se formam e explorem novas maneiras de tratá-las," acrescentou Li.

O endoscópio inteiro, incluindo sua caixa protetora de plástico, tem menos de meio milímetro de diâmetro.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.