08/05/2014

Menor marcapassos do mundo é implantado sem cirurgia

Redação do Diário da Saúde
Menor marcapassos do mundo é implantado sem cirurgia
Do tamanho de um comprimido, o marcapassos miniaturizado dispensa a cirurgia.[Imagem: Divulgação]

Micromarcapassos

Médicos do hospital da Universidade de Ohio (EUA) começaram a testar o menor marcapassos já fabricado.

Do tamanho de um comprimido, o marcapassos miniaturizado foi implantado em uma paciente cardíaca, cuja identidade não foi revelada, como parte de uma avaliação para aferir a segurança e o funcionamento do aparelho.

Ao contrário dos marcapassos convencionais, que exigem uma incisão no peito e fios elétricos que vão até o coração, este aparelho miniaturizado é sem fios (wireless) e é implantado através de um cateter.

"Com este dispositivo experimental, a bateria, os eletrodos de estimulação, tudo está em uma pequena peça de metal posta dentro do coração. Acreditamos que ele eliminará um monte de risco de infecções e complicações," disse o Dr. John Hummel, cardiologista responsável pelo teste.

Bradicardia

Nesta primeira etapa, o pequeno marcapassos será testado apenas em pacientes com bradicardia, que precisam de estimulação ventricular em uma única câmara.

A bradicardia é um ritmo cardíaco irregular lento que impede que o coração bombeie sangue suficiente para o corpo, causando fadiga, tonturas, falta de ar e desmaios.

O teste envolverá 780 pacientes em 50 hospitais ao redor do mundo. Os resultados iniciais deverão estar disponíveis até o final deste ano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.