07/06/2012

Microchip faz exame de HIV e leucemia

Redação do Diário da Saúde

Contagem de células

Um equipamento que hoje custa por volta de US$100.000 poderá logo ser substituído por um pequeno chip cujo sistema completo custará 100 vezes menos.

Cientistas demonstraram que um pequeno biochip é capaz de rastrear rapidamente células de leucemia ou HIV, fazendo uma contagem que pode definir o diagnóstico.

"O HIV é diagnosticado com base na contagem das células CD4," explica Tony Jun Huang, da Universidade da Pensilvânia (EUA). "Noventa por cento desses diagnósticos são feitos por citometria de fluxo."

Microchip faz exame de HIV e leucemia
Depois da aferição com os aparelhos atualmente certificados para os exames, os cientistas pretendem encontrar parceiros na indústria para fabricar o novo biochip.
[Imagem: Tony Jun Huang/Penn State]

Citometria de fluxo

A citometria de fluxo usa raios laser para fazer três diferentes avaliações ópticas para cada célula, que devem ser postas para circular em canais, para que possam ser focadas pelo laser de forma tridimesional.

Huang e seus colegas construíram um dispositivo, que pode ser fabricado em escala industrial, capaz de concentrar toda as células em um único fluxo.

Eles acreditam que o biochip representa um passo importante para deixar o diagnóstico por citometria de fluxo ao alcance de hospitais e clínicas, e até mesmo na forma de aparelhos portáteis.

"Seu custo muito elevado, o enorme tamanho dos aparelhos, a complexidade mecânica e a necessidade de pessoal altamente treinado têm limitado a utilidade desta técnica," disse a equipe em seu artigo na revista Biomicrofluidics.

Fluxo bidimensional

Uma das razões pela qual os equipamentos atuais são tão grandes e caros é o método utilizado para canalizar as células e alinhá-las à frente dos lasers e múltiplos sensores necessários para identificá-las e contá-las.

Essa canalização controlada das células exige uma infinidade de lentes e espelhos, que exigem um delicado alinhamento óptico.

"Nosso biochip precisa apenas de um fluxo bidimensional de células, uma única camada, e não depende de nenhum alinhamento óptico," disse Huang.

Depois da aferição com os aparelhos atualmente certificados para os exames, os cientistas pretendem encontrar parceiros na indústria para fabricar o novo biochip.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.