07/04/2014

Minicoração auxiliar pode resolver problemas circulatórios

Redação do Diário da Saúde
Minicoração secundário pode resolver problemas circulatórios
O minicoração poderia ser implantado ao redor de veias envolvidas em problemas de circulação.[Imagem: GWU/SMHS]

Corações auxiliares

Os cientistas, sobretudo aqueles mais dados à futurologia, sempre acenaram com a possibilidade de criar órgãos artificiais que possam substituir órgãos humanos danificados por doenças ou acidentes.

Eventualmente, com as promessas das pesquisas em células-tronco, isto poderia vir a ser feito a partir de células dos próprios pacientes, evitando as rejeições comuns nos transplantes de órgãos de doadores.

Embora a promessa de órgãos de reposição funcionais esteja ainda longe da realização, um resultado inusitado acaba de ser divulgado por Narine Sarvazyan e seus colegas da Universidade George Washington (EUA).

A equipe criou não uma cópia do coração, mas uma espécie de "minicoração", um pequeno coração auxiliar feito a partir de células-tronco.

O novo órgão é uma espécie de "braçadeira biológica ativa" que se contrai de forma rítmica, batendo como um coração.

Embora os testes ainda precisem ser realizados, em tese um paciente poderia ter tantos "corações auxiliares" quantos sejam necessários.

Minicoração

"Nós podemos fazer um novo coração fora do nosso próprio coração e, colocando-o nas extremidades inferiores, melhorar significativamente o fluxo de sangue venoso," disse a Dra. Sarvazyan.

A expectativa é que o coração auxiliar possa envolver veias com problemas, ajudando a devolver o fluxo sanguíneo sobretudo em pacientes com problemas de circulação nas pernas.

A insuficiência venosa crônica é uma doença de grande incidência, acometendo sobretudo pessoas com mais de 50 anos de idade.

Além disso, o fluxo de sangue venoso lento é um problema para pessoas com doenças como diabetes e para pacientes com paralisia ou que estejam se recuperando de uma cirurgia.

O minicoração por enquanto só funcionou em laboratório (in vitro). Agora os pesquisadores estão começando a fazer os preparativos para testá-lo em cobaias.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.