29/09/2009

Monitor de poluição avalia qualidade do ar doméstico

Redação do Diário da Saúde
Monitor de poluição avalia qualidade do ar doméstico
A solução para a poluição doméstica pode ser tão simples quanto manter uma janela aberta, quando a casa está contaminada com pólen, ou fechada, quando uma construção se inicia nas redondezas. [Imagem: TAU]

Medidor de poeira

Uma construção na vizinhança começa a levantar muita poeira ou simplesmente você está escolhendo um novo local para morar e gostaria de saber se o ar da região pode afetar a saúde da sua família?

Logo isso será tão fácil quanto medir a temperatura quando se suspeita de uma febre. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv criaram um pequeno aparelho capaz de medir a concentração de pequenas partículas que podem contaminar o ar em residências ou escritórios.

"Ele funciona como um medidor de ozônio ou de monóxido de carbono," explica o professor Eyal Ben-Dor. "Você o coloca sobre a mesa e ele lhe fornece em tempo real os níveis de contaminantes em termos de poeira, pólen e toxinas."

Laboratório portátil

Funcionando como se fosse um minúsculo laboratório químico portátil, o aparelho, que ainda se encontra em fase de testes, determina com precisão a composição química das toxinas. Isto permite que os donos das residências ou os gerentes dos escritórios e fábricas tomem providências para lidar com um eventual aumento nos níveis de poluição.

E, felizmente, muitas vezes a solução para o problema pode ser tão simples quanto manter uma janela aberta, quando a casa está contaminada com pólen, ou fechada, quando uma construção se inicia nas redondezas. "Nós descobrimos em nossas pesquisas de campo que algumas ações simples em casa podem ter um efeito profundo na qualidade do ar que respiramos," diz o professor Ben-Dor.

Mapas de poeira

No interior do aparelho encontra-se um analisador químico chamado espectrofotômetro, que começa a coletar os dados assim que é instalado. Contudo, uma coleta feita ao longo de várias semanas produz resultados mais precisos e confiáveis. Um período mais longo garante que o aparelho leve em conta as flutuações nos ambientes interno e externo, incluindo as mudanças no clima.

O aparelho também poderá ser utilizado pelas autoridades de saúde para a criação de "mapas de poeira", que fornecerão informações ambientais detalhadas sobre a qualidade do ar nas diversas partes da cidade, incluindo informações que não são levadas em conta nas medições feitas atualmente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.