02/04/2013

Mulheres compram mais por impulso emocional que os homens

Com informações da Agência Brasil

Impulso ou insatisfação

Estudo divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que as mulheres fazem mais compras motivadas por impulsos emocionais do que os homens.

Para os homens, não é o impulso o maior motor da compra, mas a insatisfação com o trabalho.

Segundo o levantamento, 49% das mulheres admitiram fazer compras movidas por algum impulso, como baixa autoestima, problemas relacionados à vaidade e insegurança com a aparência.

A tensão pré-menstrual é outro fator que leva as mulheres a consumir, mencionado em 32% dos casos.

Entre o público masculino, 45% revelou que o descontrole nas compras é devido à ansiedade com algum evento, por exemplo, proximidade de viagens, férias ou festas.

Entre eles, 38% citaram situações de crise relacionadas ao trabalho como motivadoras de compras.

Poupança

De acordo com a economista responsável pelo estudo, Ana Paula Bastos, a inserção das mulheres no mercado de trabalho e o maior poder aquisitivo também contribuiu para o crescimento do consumo entre o público feminino.

O estudo constatou ainda que 43% das mulheres e 41% dos homens não conseguem guardar parte dos rendimentos até o final do mês.

Entre aqueles que conseguem, 70% das mulheres e 76% dos homens juntam o dinheiro para momentos de emergência.

Em relação ao planejamento orçamentário, a pesquisa mostrou que 34% dos homens fazem apenas o planejamento pessoal, já 35% das mulheres não fazem nenhum tipo de planejamento.

A pesquisa ouviu 646 pessoas em todas as capitais do país, proporcional ao tamanho da população economicamente ativa de cada cidade. O estudo tem margem de erro de 3,9%.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

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