28/11/2008

Mulheres grávidas que fazem hidroginástica têm partos mais fáceis

Redação do Diário da Saúde

Analgésicos durante o parto

Um curso de aeróbica aquática especialmente desenvolvido para mulheres grávidas reduziu a quantidades de analgésicos que elas precisaram tomar durante o trabalho de parto.

A pesquisa, publicada no jornal Reproductive Health, demonstrou que, além de ser seguro, o exercício suave tem o benefício de tornar o parto mais fácil.

Hidroginástica para grávidas

A professora Rosa Pereira coordenou a equipe da Universidade de Campinas (Unicamp) que estudou os efeitos da hidroginástica em um grupo de 71 mulheres grávidas. Cerca de metade das mulheres foram aleatoriamente alocadas para participar de três sessões semanais de 50 minutos cada uma ao longo de sua gravidez. O restante não participou da aeróbica aquática.

"Não descobrimos diferenças estatisticamente significantes na duração do trabalho de parto ou do tipo de parto entre os dois grupos. Entretanto, apenas 27% das mulheres que participaram da hidroginástica precisaram de analgesia, comparadas com 65% do grupo de controle. Isto representa uma redução de 58% na necessidade de analgésicos," explica a Dra. Rosa.

Exercícios físicos na gravidez

A realização de exercícios físicos durante a gravidez tem sido objeto de intenso debate, sendo a principal preocupação a sua eventual interferência com as exigências nutricionais do feto e da placenta, o que poderia aumentar o risco de anormalidades ou comprometendo o desenvolvimento e o crescimento fetal.

Os pesquisadores descobriram que não há efeitos danosos sobre a saúde cardiovascular da mulher que pratica a hidroginástica. "Nós demonstramos que a prática regular de aeróbica aquática moderada durante a gravidez não tem qualquer efeito danoso sobre a saúde da mãe ou do bebê. Na verdade, a redução na necessidade de analgésicos sugere que os exercícios podem deixar as mulheres em melhores condições psicofísicas," comenta a Dra. Rosa.

Os resultados neonatais do estudo confirmaram o bem-estar dos bebês nascidos das mães que participaram da hidroginástica.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.