06/11/2014

Mulheres podem ter proteção contra alimentação ruim

Redação do Diário da Saúde
Mulheres podem ter proteção contra alimentação ruim
A conclusão da equipe é não existe algo como uma receita válida para todos quando se trata de uma orientação nutricional visando evitar que as pessoas fiquem acima do peso. [Imagem: CSMC]

Proteção contra alimentação ruim

Os cérebros de homens e mulheres não são iguais quando se trata da resposta biológica a uma dieta rica em gordura.

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que os cérebros de animais de laboratório machos expostos à mesma dieta rica em gordura que suas companheiras fêmeas desenvolveram inflamação cerebral e doenças cardíacas que não foram observadas nas fêmeas.

"Pela primeira vez nós identificamos diferenças notáveis entre os sexos quando se trata de como o corpo responde a dietas ricas em gordura," disse a Dra. Deborah Clegg, coordenadora do estudo, publicado na revista científica Cell Reports.

"No estudo, os camundongos receberam o equivalente a uma dieta de hambúrgueres e refrigerantes. Os cérebros dos ratos do sexo masculino ficaram inflamados e seus corações sofreram danos mensuráveis. Mas os camundongos do sexo feminino não apresentaram inflamação do cérebro e seus corações ficaram normais durante a dieta," descreve a pesquisadora.

Campo de força química

Segundo Clegg, as fêmeas aparentemente têm uma proteção mais forte contra os danos de uma dieta com alto teor de gordura e rica em açúcar.

Estudos têm associado a inflamação do cérebro devido a comer demais com alterações prejudiciais nos níveis de açúcar no sangue e alterações na composição do tecido adiposo que podem levar à obesidade. Mas até agora não havia diferenciação entre homens e mulheres.

"É como se os cérebros das fêmeas tivessem um campo de força química que impede que os perigos das gorduras e dos açúcares as prejudiquem," disse Clegg. "Nossos dados também contribuem para o crescente corpo de evidências de que a inflamação cerebral pode ser um fator-chave para a epidemia de obesidade. Essas mudanças cerebrais negativas podem ocorrer mesmo durante um curto período de ingestão de alimentos gordurosos e açucarados e os machos claramente são muito mais afetados do que as fêmeas."

A conclusão da equipe é não existe algo como uma receita válida para todos quando se trata de uma orientação nutricional visando evitar que as pessoas fiquem acima do peso. Uma refeição ocasional com alto teor de gordura pode não trazer prejuízo para as mulheres, mas é algo que os homens em situação de risco para a obesidade terão de evitar sempre.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.