25/10/2010
Evento quer impulsionar uso de nanotecnologia e biotecnologia na saúde
Redação do Diário da Saúde
Indústria da saúde
Especialistas do governo e da academia se reúnem nesta terça-feira (26) no seminário para estimular o uso da Nanotecnologia e da Biotecnologia como forma de promover o desenvolvimento competitivo no complexo industrial da saúde.
O seminário Áreas Estratégicas na Indústria de Saúde contará com representantes da indústria ligados ao setor da saúde.
O evento, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Produtivo (ABDI), em São Paulo, objetiva promover o intercâmbio entre o setor produtivo e os centros de pesquisa.
O mercado brasileiro de medicamentos conta com cerca de 600 empresas, dentre elas laboratórios, importadores e distribuidores. Segundo dados de 2009 do Conselho Federal de Farmácia existem 550 indústrias farmacêuticas no País.
Nanotecnologia e biotecnologia na saúde
A proposta é criar uma agenda de ações em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor de fármacos e medicamentos, produtos médicos e odontológicos.
A tendência é de que, em países emergentes como o Brasil, só o setor farmacêutico cresça, em média, 11% ao ano - de acordo com dados da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo.
"Investimentos voltados para a aplicação dos conhecimentos em pesquisa como a Nanotecnologia e Biotecnologia para inovação de produtos médicos e medicamentos são fundamentais para aumentar a competitividade das empresas nacionais", afirma a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
Hoje, as empresas nacionais sofrem uma concorrência forte e desproporcional das multinacionais, principalmente em relação aos produtos de maior valor agregado.
Seminário
No seminário serão abordados os seguintes temas: - Nanotecnologia e suas aplicações na indústria
- Nanotecnologia no setor de produtos médicos e odontológicos
- Programas, Fontes de Financiamentos e Infraestrutura em P&D
- Recursos Humanos voltados para áreas estratégicas no Complexo Industrial da Saúde
As palestras serão ministradas por representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de São Paulo (USP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), da Financiadora de Estudos e Projetos (FInep/MCT) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL:
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|