04/10/2011

Nobel de Medicina é mantido após falecimento de cientista

Redação do Diário da Saúde

Reconhecimento justo

O Comitê do Prêmio Nobel decidiu manter o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia para Ralph Steinman, depois de ser notificado de que o cientista canadense morrera três dias antes do anúncio.

O Comitê afirmou que a decisão fora tomada na melhor boa-fé, não representando um descumprimento às normas do Nobel, que proíbe a concessão do prêmio postumamente.

A notícia causou enorme constrangimento, sobretudo para a Universidade Rockfeller, onde Steinman trabalhava, que não havia noticiado o falecimento de um de seus cientistas mais iminentes - sua importância no meio científico era largamente reconhecida, mesmo antes da concessão do Nobel.

O Comitê do Nobel ressaltou o fato ter sido avisado da notícia da morte de Steinman três horas após o anúncio ter sido feito - o anúncio foi feito em uma nota da Universidade.

A revista científica Nature chegou a publicar uma reportagem afirmando que a festa do Nobel havia sido estragada pelo episódio.

Mas a importância das descobertas de Ralph Steinman sobre o sistema imunológico ficou patente no próprio episódio: o cientista sofria de câncer do pâncreas, e teve seu tempo de vida ampliado por um tratamento feito com base em sua própria descoberta.

Sistema imunológico inato e adquirido

Metade do Prêmio Nobel (equivalente a R$ 2,8 milhões) foi atribuída a Steinman pela descoberta das células dendríticas, que são ativadoras do sistema imunológico dos mamíferos.

Essas células atuam como mensageiras entre a imunidade inata e a adquirida, auxiliando o organismo no processo de resposta imunológica, isto é, de combate a infecções promovidas por bactérias ou outros microrganismos.

A outra metade será dividida por Bruce Beutler, dos Estados Unidos, e Jules Hoffmann, de Luxemburgo, por suas descobertas sobre a ativação do sistema imunológico inato.

Os dois descobriram proteínas receptoras capazes de reconhecer os organismos invasores e de ativar a imunidade inata, que é o primeiro passo na resposta a infecções.

O segundo passo é feito pelas células dendríticas - a descoberta de Steinman - que regulam a imunidade adquirida (ou adaptativa), o estágio posterior da resposta imunológica, durante a qual os microrganismos são eliminados do corpo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.