21/06/2016

Nosso nível de sabedoria varia conforme a situação

Redação do Diário da Saúde
Nosso nível de sabedoria varia conforme a situação
Mesmo a definição de sabedoria é um tema controverso. Mas já se sabe que a sabedoria é uma questão de mente e de coração juntos, e não apenas de "raciocínio sábio".[Imagem: Reprodução de Robert Lewis Reid/Carol Highsmith]

Raciocínio sábio

Embora possamos pensar que algumas pessoas são caracteristicamente sábias, cada um de nós demonstra níveis diferentes de sabedoria de uma situação para outra - até mesmo fatores como se estamos sozinhos ou com amigos podem afetar essa nossa demonstração de sabedoria.

Quem garante é a equipe do professor Igor Grossmann, da Universidade de Waterloo (Canadá), que define a sabedoria, ou raciocínio sábio, como uma combinação de habilidades como humildade intelectual, consideração da perspectiva dos outros e busca de um termo comum.

"Esta pesquisa não descarta que haja um componente da personalidade para a sabedoria, mas isto não dá o quadro completo," disse ele. "Situações na vida diária afetam a nossa personalidade e nossa capacidade de raciocinar com sabedoria."

Sabedorias momentâneas

A observação de que o raciocínio sábio varia significativamente entre as situações na vida cotidiana sugere que, como ela flutua, a sabedoria pode não ser tão rara quanto se imagina. Além disso, para indivíduos diferentes, apenas determinadas situações podem ser capazes de fazê-los externar esta qualidade.

"Há muitos exemplos onde pessoas conhecidas pela sua perspicácia crítica ou por sua capacitação em ética parecem ser vítimas da falta de tais perspicácias ou mesmo de moral. Nossos resultados sugerem que esses exemplos não são uma anomalia.

"Nós não podemos estar sempre no topo em termos de tendências relacionadas com a sabedoria, por isso pode ser perigoso generalizar com base em se as pessoas mostram sabedoria em sua vida pessoal ou se a ensinam aos outros na sala de aula," disse Grossmann.

Como ser sábio

Identificando as condições e situações em que as pessoas podem ou não mostrar sabedoria em suas vidas pode ser possível aprender mais sobre as situações que promovam a sabedoria na vida diária - facilitando recriar essas situações.

Para a próxima etapa do trabalho, Grossmann e sua equipe estão preparando uma ferramenta para avaliar a sabedoria de acordo com a situação. Eles planejam realizar um estudo longitudinal com o objetivo de ensinar as pessoas a raciocinar sabiamente em suas próprias vidas.

O trabalho foi publicado na revista Social Psychological and Personality Science.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.