13/02/2013

Novo vírus fatal de gripe pode ser transmitido entre humanos

Com informações da BBC

Doença respiratória aguda

As autoridades sanitárias do Reino Unido anunciaram a descoberta de uma doença respiratória aguda parecida com a SARS, uma infecção que foi objeto de um alerta mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003.

O maior risco é que o vírus pode se alastrar entre humanos.

Primariamente a doença é transmitida através do contato com animais.

Contudo, com a possibilidade de transmissão através do contato humano, o risco para a população é maior, explicaram as autoridades.

Pneumonia atípica

A doença, descrita pelos médicos como "pneumonia atípica", é causada por um vírus da família coronavírus.

Foram diagnosticados até agora onze casos da doença no mundo todo.

Cinco pacientes morreram, o que é uma taxa de mortalidade extremamente alta para infecções similares à gripe.

Transmissão entre humanos

Na Grã-Bretanha, onde três casos foram registrados, duas pessoas que contraíram o vírus haviam viajado do Oriente Médio para a Europa.

Mas o último caso foi registrado sem que o paciente tivesse visitado os locais onde foram identificadas as primeiras ocorrências da doença.

"A confirmação de uma nova infecção pelo coronavírus em uma pessoa sem histórico de viagem para o Oriente Médio sugere que ocorreram transmissões pelo contato pessoal," disse o chefe do Departamento de Doenças Respiratórias, John Watson.

Os médicos possuem evidências de que já houve contaminação pelo contato humano no Oriente Médio, mas esta informação não havia sido confirmada.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.