08/10/2018

Alergia à Proteína do Leite de Vaca: Como cuidar do seu bebê

Redação do Diário da Saúde
O que é Alergia à Proteína do Leite de Vaca?
A criança que tem alergia à proteína do leite de vaca pode manter o aleitamento materno, mas a mãe precisa ter cuidado com a própria alimentação.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Alergia

A alergia à proteína do leite de vaca não é incomum em bebês.

Na realidade, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é o tipo de alergia alimentar mais comum nas crianças de até dois anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

A alergia é caracterizada pela reação do sistema imunológico às proteínas do leite, principalmente à caseína e as proteínas do soro.

Para um diagnóstico correto é preciso estar atento aos sintomas.

"A confirmação é feita pelo médico com base na história clínica e os sintomas que a criança vem apresentando. Dentre outros aspectos a serem analisados, é feita uma análise com o desaparecimento dos sintomas de 1 a 30 dias depois da exclusão da proteína do leite de vaca da alimentação da criança. O diagnóstico é fechado quando os sintomas reaparecem após o teste de provocação oral, onde é disponibilizado uma pequena quantidade de leite ou alimento que o contenha para criança e se observa se os sintomas reaparecem," explica Simone Costa Guadagnin, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Os principais sinais e sintomas relacionados à APLV são:

  • Cutâneo: coceira; urticária; inchaços na pele; manchas vermelhas pelo corpo; dermatite atópica.
  • Gastrointestinal: náuseas; vômitos; diarreia; sangue nas fezes; refluxo gastrointestinal; dor abdominal.
  • Oral: coceira e/ou inchaço dos lábios/língua e palato.
  • Respiratório: coceira e sensação de garganta fechando; inchaço de glote e laringe; tosse seca irritativa; sensação de aperto torácico; crises de espirro e intensa congestão nasal.
  • Cardiovascular: dor torácica; arritmia; hipotensão (pressão baixa) e choque.
  • Neurológico: convulsão; sonolência e perda de consciência.

Sintomas da alergia ao leite de vaca tendem a desaparecer

A boa notícia é que dificilmente será necessário conviver com os sintomas da APLV pelo resto da vida - com o tempo os sintomas da alergia tendem a desaparecer.

"Muitas crianças, com o passar do tempo, vão deixando de ser alérgicas, mas para isso é preciso seguir o tratamento corretamente. A ingestão de alimentos com leite quando a criança apresenta sintomas pode retardar o desenvolvimento da remissão da alergia. Não é possível precisar o tempo exato, pois depende muito do tipo de reação e da forma como o organismo da criança reage. Mas é importante reavaliar e realizar o teste de provocação após cerca de 6 a 12 meses de tratamento sem sintomas," disse Simone.

Alimentação para crianças com alergia ao leite de vaca

Com a confirmação da alergia, surgem as dúvidas sobre a alimentação das crianças.

Simone explica que é importante lembrar que a criança que tem alergia à proteína do leite de vaca pode manter o aleitamento materno, contudo a mãe precisa ter cuidado com a própria alimentação.

"Os bebês não devem ter a amamentação interrompida, mas deverá haver a exclusão do leite de vaca e de seus derivados da dieta materna. Se a criança já estiver em aleitamento artificial é recomendável que as fórmulas infantis utilizadas atendam às necessidades nutricionais da criança e que sejam apropriadas para o tipo de alergia," esclarece.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.