13/11/2019

O que fez o discurso de Greta Thunberg ter tamanho impacto?

Redação do Diário da Saúde
O que fez o discurso moral de Greta Thunberg ter tamanho impacto?
Thunberg usou palavras mais negativas para se referir a questões de cuidado e autoridade, e uma linguagem mais positiva ao se referir a tópicos de justiça e lealdade.[Imagem: UCSB]

Discurso de Greta Thunberg

A linguagem moral do discurso de Greta Thunberg sobre as mudanças climáticas nas Nações Unidas pode ter aumentado seu impacto.

A jovem de 16 anos acusou os líderes mundiais de negligenciar seus deveres e impor os problemas que uma geração criou nas costas dos jovens de hoje.

Suas declarações estavam certamente moralmente carregadas, mas como exatamente o conteúdo da mensagem de Thunberg fez com que ela tivesse tanto efeito?

Para responder a essa pergunta, Frederic Hopp e Rene Weber, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), usaram um programa de computador que analisa o enquadramento moral do mundo real e o conflito moral nas mensagens.

Narrativa moral

O sistema MoNa, ou "Analisador de Narrativa Moral" (Moral Narrative Analyzer), usa algoritmos, mineração de texto em larga escala e avaliações de um grupo grande e diversificado de humanos para decodificar o enquadramento moral presente em diferentes textos.

De acordo com Weber, todos os sistemas morais humanos abordam cinco categorias fundamentais:

  • Cuidado versus Dano
  • Justiça versus Fraude
  • Lealdade versus Traição
  • Autoridade versus Subversão
  • Pureza versus Profanação

Em consonância com o forte apelo de Thunberg aos danos e à injustiça da atual crise climática, o sistema identificou as contraposições cuidado/dano e justiça/fraude como os marcos morais mais dominantes em seu discurso, o que permitiu que ele afetasse um largo espectro populacional.

"A pesquisa mostrou que os liberais são especialmente sensíveis a violações de cuidado e justiça," explica Weber, "enquanto indivíduos conservadores tendem a enfatizar mais as violações de lealdade, autoridade e santidade".

Sob esse prisma, as mensagens climáticas que enfatizam as noções de cuidado/dano e justiça/fraude provavelmente se mostrarão mais persuasivas entre o público liberal. No entanto, destaca Weber, Greta Thunberg também descreveu a mudança climática como uma traição dos líderes políticos e das gerações mais velhas contra os mais jovens, que terão que se adaptar e enfrentar uma crise que herdaram devido à recalcitrância e apatia dos que estão atualmente no poder.

Termos positivos e negativos

A análise também revelou alguns padrões intrigantes quando o discurso de Greta Thunberg foi analisado em termos do seu conteúdo moral - positivo ou negativo.

Thunberg usou palavras mais negativas para se referir a questões de cuidado e autoridade, destacando a violação desses fundamentos morais pelos líderes políticos. Por outro lado, ela usou uma linguagem mais positiva ao se referir a tópicos de justiça e lealdade, indicando potencialmente sua esperança de futura adesão dos líderes mundiais a essas bases.

Por exemplo, afirmar que "precisamos nos preocupar com a saúde do nosso clima" reflete um apelo à virtude na categoria de cuidados, enquanto afirmar que "falhamos em aderir aos nossos planos e acordos" sugere um vício na base da lealdade, descreveu Weber.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.