02/09/2020

O que é um alimento simbiótico?

Redação do Diário da Saúde
O que é alimento simbiótico?
Além dos simbióticos, prebióticos e probióticos, não se esqueça dos psicobióticos.[Imagem: Sarkar et al./Trends in Neurosciences 2016]

Alimentos simbióticos

A palavra "simbiótico" aparece em um número crescente de alimentos e suplementos, com ingredientes simbióticos que prometem modular a comunidade de micróbios que vivem no intestino humano, ao mesmo tempo que proporcionam um benefício à saúde.

Os simbióticos são geralmente entendidos como uma combinação de um probiótico e um prebiótico, mas os especialistas consideram essa descrição muito limitada para promover a inovação neste campo, e muito ambígua para permitir uma compreensão clara dos benefícios que os simbióticos trazem para a saúde.

Para lidar com a ambiguidade - da ciência e da indústria - em torno dos simbióticos, onze especialistas reconhecidos internacionalmente foram convidados para formar um painel com o objetivo de criar uma definição de consenso e esclarecer as evidências necessárias para mostrar que os simbióticos são seguros e eficazes.

Definição de simbiótico

A primeira providência do painel foi estabelecer uma nova definição de simbiótico, baseada nos mais recentes desenvolvimentos científicos no campo: "Uma mistura compreendendo microrganismos vivos e substrato(s) utilizados seletivamente por microrganismos de um hospedeiro, que confere um benefício para a saúde do hospedeiro".

Os especialistas enfatizam que a definição foi pensada para ser inclusiva - muitas combinações diferentes de microrganismos vivos e substratos utilizados seletivamente podem ser qualificados como simbióticos, desde que um estudo em humanos demonstre os benefícios à saúde de qualquer combinação específica.

Além disso, os simbióticos não precisam ser limitados ao intestino; eles podem atingir qualquer parte do corpo humano que abrigue uma comunidade de microrganismos.

"Esperamos que a publicação desta definição marque uma mudança na compreensão das pessoas sobre os simbióticos," disse a professora Kelly Swanson, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA). "Podemos começar a discutir os simbióticos de uma forma cientificamente mais precisa, dando a todos um vocabulário compartilhado para entender o que fazem, como funcionam e quais evidências são necessárias para atender à definição."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.