07/10/2014

Você sabe o que é Disfunção Temporomandibular?

Com informações do Ministério da Saúde

A articulação temporomandibular localiza-se entre a mandíbula e o crânio, na região anterior às orelhas.

São essas articulações que possibilitam todos os movimentos da boca, o que inclui mastigar e falar.

Mas essas articulações podem "dar defeito".

O que é DTM?

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as articulações temporomandibulares e/ou os músculos da mastigação.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: dificuldade de movimentação, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas articulações temporomandibulares, dores na face, ouvido e região cervical e cansaço nos músculos da face.

Em casos mais graves pode haver travamento da mandíbula.

Quais as causas?

Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e a disfunção se apresentem.

Alguns destes fatores são trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, etc.

Antigamente, acreditava-se que a DTM era sempre causado pela posição dos dentes; estudos mais recentes mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

Como tratar?

Os tratamentos, que apresentam excelentes resultados, são de um tipo conhecido como "conservadores", e incluem autocuidados, medicações contra dores, placa de mordida e fisioterapia.

Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada.

Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico, já que a maioria das DTMs apresenta envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.

Qual profissional devo procurar?

Se você suspeita que é portador de DTM, procure um dentista especializado em DTM ou dor orofacial, que é a especialidade odontológica que cuida destas e de outras dores da face.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.