11/09/2023

O que é mais fácil de lembrar, símbolos ou palavras?

Redação do Diário da Saúde
O que é mais fácil de lembrar, símbolos ou palavras?
Símbolos tipicamente têm um significado único. [Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

Memória de palavras versus memória de símbolos

A humanidade sempre gostou de símbolos, e a recente onda tecnológica trouxe suas próprias criações, do & usado nos negócios à @ usada nas mensagens ou a # usada para informar o assunto de uma mensagem.

Brady Roberts e seus colegas da Universidade de Waterloo (Canadá) queriam então comparar a facilidade de lembrança desses novos símbolos com a lembrança das palavras que tenham o mesmo significado.

Em cinco experimentos, os pesquisadores entrevistaram mais de 1.100 adultos para examinar o papel dos símbolos na memória. Os participantes viam um símbolo ou sua palavra equivalente (por exemplo, $ ou a palavra dólar) e deviam então responder quantos símbolos ou palavras conseguiam lembrar.

Em todos os experimentos, os participantes foram capazes de memorizar melhor os símbolos do que as palavras com o mesmo significado.

"Os símbolos podem ser lembrados mais facilmente porque fornecem imagens concretas a ideias abstratas," propõe Roberts. "Quando pensamos em conceitos abstratos, como o amor, pode ser difícil visualizar com clareza. Mas, com os símbolos, podemos usar uma espécie de imagem que represente o conceito - como um coração para o amor - o que torna a ideia abstrata mais concreta e, portanto, mais fácil de lembrar."

Os símbolos também podem ser mais fáceis de lembrar porque são únicos e tendem a representar um único conceito, enquanto as palavras podem ter vários significados. Considere, por exemplo o símbolo de tocar (►); ele tem apenas um significado: Iniciar uma peça de mídia. Mas sua contraparte da palavra "tocar" tem muitos outros significados e há muitos sinônimos.

Os pesquisadores esperam que seu trabalho ajude no futuro do design visual, ajudando a comunicar claramente ideias complicadas ou abstratas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.