10/03/2020

Óleos essenciais agora poderão ser testados como candidatos a medicamentos

Redação do Diário da Saúde
Óleos essenciais agora poderão ser testados como candidatos a medicamentos
Os óleos essenciais têm largo uso, incluindo a conservação de alimentos.[Imagem: Caio G. Otoni et al. - 10.1021/jf501055f]

Componentes dos óleos essenciais

Ao contrário do que é largamente aceito pela comunidade científica, a maioria dos componentes dos óleos essenciais pode atender aos critérios estabelecidos para os candidatos a medicamentos, afirmam pesquisadores belgas.

E não é que os cientistas tivessem má-vontade contra os óleos essenciais: É que essa nova possibilidade está sendo criada agora, graças a desenvolvimentos nos métodos de análises e manipulação dessas substâncias tão especiais.

Componentes dos óleos essenciais são as substâncias que formam esses óleos, por sua vez misturas complexas de metabólitos vegetais obtidos por vários métodos, incluindo destilação a seco ou a vapor, prensagem etc.

Nas últimas décadas, a descoberta de novos medicamentos migrou das pesquisas sobre medicamentos naturais, já conhecidos da chamada medicina popular, para a triagem de alto rendimento de grandes bibliotecas químicas produzidas sinteticamente, feitas inclusive por robôs ou por programas de inteligência artificial.

"Os produtos naturais, como óleos essenciais e seus componentes, são frequentemente evitados na pesquisa de novos medicamentos, por exemplo, porque eles são relativamente hidrofóbicos e voláteis. Isso pode causar interferência durante a triagem (de alto rendimento)," explica o professor Patrick Van Dijck, da Universidade Católica de Leuven.

Novos medicamentos naturais

Essa situação está prestes a mudar, afirmam os pesquisadores.

Desenvolvimentos técnicos recentes, combinados com restrições ao uso de alguns produtos químicos, levaram a um interesse renovado na descoberta de medicamentos a partir de produtos naturais, com novos métodos sendo desenvolvidos para estudar os óleos essenciais e seus componentes.

"Como a maioria das barreiras técnicas foi removida, eu me perguntava se evitar os óleos essenciais e seus componentes na descoberta de medicamentos ainda se justificaria. Assim, avaliamos certos parâmetros usados na descoberta de medicamentos convencionais para mais de 600 componentes de óleos essenciais para avaliar seu potencial como candidatos a medicamentos," contou o Dr. Adam Feyaerts, coautor da análise.

A equipe analisou todas essas técnicas, incluindo as que eles próprios desenvolveram, mostrando que os componentes dos óleos essenciais podem ser avaliados usando os filtros já implementados pela indústria farmacêutica, sem necessidade de grandes modificações nos laboratórios ou fábricas.

"Nossas descobertas sugerem que os componentes dos óleos essenciais podem ser fontes promissoras de novos medicamentos e merecem mais atenção, especialmente se forem originários de óleos essenciais que já demonstraram benefícios clínicos. Os componentes dos óleos essenciais também têm propriedades únicas que podem ser úteis para algumas aplicações terapêuticas, como doenças pulmonares ou das vias aéreas, administração transdérmica e doenças do sistema nervoso central.

"Atualmente, um número relativamente grande de óleos essenciais e seus componentes já estão disponíveis como suplementos alimentares, mas apenas alguns fizeram a transição para os medicamentos," concluiu Feyaerts.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.