03/09/2020

Olhares estranhos mostram que seu cérebro pode ler mentes

Redação do Diário da Saúde

O cérebro que lê a mente

A tendência universal - e um tanto embaraçosa - de desviar o olhar ao ser pego olhando para alguém está ajudando os neurocientistas a esclarecerem como nossos cérebros obtêm significado ao olhar nos olhos de outra pessoa.

Em quase todos os casos, as pessoas seguem instintivamente o olhar de outra.

Mas Clara Colombatto e seus colegas da Universidade de Yale (EUA) descobriram uma exceção na situação socialmente embaraçosa em que uma pessoa flagrada olhando fixamente para outra desvia os olhos: Um observador externo não segue reflexivamente seu olhar.

Os psicólogos concluíram que o "cérebro diz ao observador" que não há significado no local para onde a pessoa embaraçada voltou sua atenção.

Eles se referem ao cérebro, e não à pessoa, porque consideram que é o cérebro que controla os movimentos instintivos e, aparentemente, involuntários, antes que haja tempo para uma reflexão sobre o assunto.

"O cérebro é muito mais inteligente do que pensávamos," disse o professor Brian Scholl. "O cérebro está lendo a mente das pessoas, e não apenas o local para onde elas estão olhando."

Os olhos acima da máscara

Depois de uma série de experimentos, os cientistas concluíram que o cérebro somente controla os olhos, fazendo-os deslocar-se para o foco do olhar de outra pessoa, quando avalia que o olhar é "socialmente significativo".

"Os movimentos dos olhos e da cabeça depois que você é 'pego' durante a deflexão do olhar não orientam automaticamente a atenção dos outros - presumivelmente porque o cérebro pode dizer que esses olhares não são direcionados para nada em particular, mas sim apenas para longe da pessoa que foi pega olhando.

"Isso mostra como o cérebro é especializado não em perceber os olhos dos outros, mas sim em perceber a mente por trás dos olhos," disse Scholl.

Segundo o cientista, entender o movimento dos olhos é particularmente valioso durante a pandemia, quando os olhos são a única característica facial visível acima de uma máscara.

"Isso serve como um estudo de caso de como a dinâmica social pode moldar a atenção visual de uma maneira sofisticada e como a ciência da visão pode contribuir para a nossa compreensão dos fenômenos sociais comuns," escreveram eles em seu artigo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.