29/08/2018

Olho biônico tem retina artificial impressa em 3D

Redação do Diário da Saúde
Olho biônico tem retina artificial impressa em 3D
Este é o primeiro protótipo do olho biônico, com uma retina artificial impressa em 3D.[Imagem: University of Minnesota/McAlpine Lab]

Olhos biônicos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) conseguiu pela primeira vez usar uma técnica de impressão 3D para fabricar uma matriz de receptores de luz sobre uma superfície hemisférica - uma retina artificial.

Este é um passo significativo rumo à criação de um olho biônico, que no futuro promete ajudar as pessoas com problemas de visão a enxergarem melhor ou mesmo voltarem a enxergar.

"Os olhos biônicos geralmente são considerados como ficção científica, mas agora estamos mais próximos do que nunca usando uma impressora 3D multimaterial," disse o professor Michael McAlpine.

Impressão 3D de eletrônicos

Os pesquisadores começaram com uma cúpula de vidro hemisférica para mostrar que é possível superar o desafio de imprimir circuitos eletrônicos em uma superfície curva. Para isso, é claro, eles tiveram que projetar uma impressora 3D personalizada, capaz de distribuir as tintas eletrônicas seguindo a curvatura da superfície.

A tinta base de prata permaneceu no lugar e secou uniformemente, não escorrendo pela superfície curva. Os pesquisadores então usaram materiais poliméricos semicondutores para imprimir fotodiodos, que convertem luz em eletricidade. Todo o processo leva cerca de uma hora.

Os sensores de luz alcançaram uma eficiência de 25% na conversão da luz em eletricidade, o que é muito bom levando-se em conta que estão sendo utilizados componentes eletrônicos de plástico e ainda impressos em 3D.

"Temos um longo caminho para imprimir rotineiramente a eletrônica ativa de forma confiável, mas nossos semicondutores impressos em 3D estão começando a mostrar que podem rivalizar com a eficiência dos componentes semicondutores fabricados em indústrias de microfabricação," disse McAlpine. "Além disso, nós podemos imprimir facilmente um aparelho semicondutor em uma superfície curva e eles não conseguem."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.