21/07/2011

Ômega-3 reduz ansiedade de estudantes

Redação do Diário da Saúde
Ômega-3 reduz ansiedade de estudantes
O ácido graxo ômega 3 levou a uma redução tanto na inflamação quanto na ansiedade dos estudantes durante o conturbado período das provas.[Imagem: Christian VisualBeo Horvat]

Resposta imunológica inflamatória

Inúmeros dos efeitos dos óleos ômega-3 para a saúde já são bem conhecidos e bem documentados pela ciência.

Agora, em uma descoberta surpreendente, cientistas verificaram que o óleo de peixe tem um forte efeito sobre a ansiedade em pessoas jovens saudáveis.

O efeito parece se dar em associação com a diminuição na resposta imunológica inflamatória, que tanto pode ser uma reação normal do organismo para se defender quanto uma característica associada com vários tipos de doenças.

As descobertas sugerem que, se pacientes jovens são beneficiados por um suplemento alimentar tão específico, os benefícios para os pacientes mais idosos podem ser ainda maiores.

Imunidade e estresse

O trabalho é mais um a documentar uma ligação entre a imunidade - a resposta inflamatória - e o estresse psicológico.

Os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 - incluindo o ácido eicosapentanoico (EPA) e docosahexanoico (DHA) - são considerados aditivos importantes para a dieta.

Pesquisas anteriores sugeriram que esses compostos têm um papel importante na redução dos níveis de citoquinas no corpo - as citoquinas são compostos que promovem a inflamação e com uma ação redutora dos sintomas da depressão.

Como o estresse psicológico tem uma forte associação com a produção de citoquinas, os pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, queriam saber se o ômega-3 poderia inibir esse processo, reduzindo a resposta inflamatória.

Ômega-3 contra o estresse

"Nós levantamos a hipótese de que os suplementos de ômega-3 poderiam diminuir a produção das citoquinas pró-inflamatórias," explicou Janice Kiecolt-Glaser, uma das autoras da pesquisa. "Nós imaginamos que o ômega-3 poderia reduzir o aumento das citoquinas induzidas pelo estresse, que normalmente vem com o nervosismo associado com as provas."

As provas a que a pesquisadora se refere são provas escolares feitas pelos estudantes de medicina, que serviram como voluntários para os testes.

Embora a inflamação seja uma resposta imunológica natural que ajuda o corpo a se curar, ela também desempenha um papel perigoso em doenças que vão da artrite às doenças do coração e até ao câncer.

O grupo de estudantes que tomou os suplementos de ômega-3, que continham de três a quatro vezes a quantidade de ômega-3 encontrada em uma porção de peixe, teve uma redução tanto na inflamação quanto na ansiedade, comprovando a hipótese dos cientistas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.