14/01/2016

OMS anuncia fim da epidemia de ebola na África

Com informações da Agência Brasil

Fim da epidemia de ebola

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje oficialmente o fim da epidemia de ebola na África Ocidental, após ter encerrado o período de transmissão da doença na Libéria.

"Hoje, a OMS declara o fim da epidemia de ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias de transmissão conhecidas na África Ocidental foram travadas", indicou a nota da instituição.

Iniciada em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, a epidemia se propagou depois aos vizinhos Libéria e Serra Leoa, três países que concentraram 99% dos casos, tendo atingido, ainda, a Nigéria e Mali.

Vítimas do ebola

Em dois anos, o vírus da doença, identificado pela primeira vez há quatro décadas, chegou, importado, à Espanha e aos Estados Unidos, tendo afetado 28.637 pessoas, sendo que 11.315 delas morreram.

O balanço, que a OMS admite estar ainda subavaliado, é superior a todas as epidemias de ebola acumuladas desde a identificação do vírus na África Central, em 1976.

Após Serra Leoa, em 7 de novembro de 2015, e a Guiné-Conacri, a 29 de dezembro do mesmo ano, a Libéria chegou hoje ao 42º dia - duas vezes mais do que o período máximo de incubação -, depois de um segundo teste negativo no último paciente.

Retorno do ebola

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, admitiu a possibilidade de o vírus ebola poder reaparecer "nos próximos anos", mesmo que a sua amplitude e frequência devam "diminuir" com o tempo. "Devemos permanecer mobilizados", reforçou Peter Graaff, diretor da OMS para a epidemia do ebola.

O risco persiste porque o vírus permanece em certos líquidos corporais de sobreviventes, principalmente no esperma, onde pode subsistir até nove meses.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.